- Foto: Reprodução
Notícias de Política – A Polícia Federal localizou a deputada federal licenciada Carla Zambelli (PL-SP) na Itália e trabalha com a expectativa de que a prisão dela ocorra até este sábado (14). A parlamentar teve seu nome incluído na lista vermelha da Interpol após ser condenada pelo Supremo Tribunal Federal (STF) a 10 anos e 8 meses de prisão em regime fechado.
Leia mais: Mauro Cid depõe à PF e nega tentativa de fugir do Brasil com passaporte português
PUBLICIDADE
O pedido de extradição foi oficialmente enviado pelo governo brasileiro às autoridades italianas na última quinta-feira. Segundo informações da embaixada brasileira em Roma, a prisão de Zambelli depende agora da execução de um mandado provisório de prisão com fins de extradição, previsto nas normas internacionais.
Zambelli está hospedada em um hotel em território italiano, e as leis do país não permitem que mandados sejam cumpridos dentro de domicílios ou acomodações temporárias, como hotéis. Por isso, a ação da polícia italiana precisa aguardar o momento em que ela esteja em um local público para efetuar a detenção.
Após ser condenada por envolvimento em ataques aos sistemas do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), onde chegou a inserir ordens de prisão falsas, a deputada deixou o Brasil. Ela passou pela Argentina e pelos Estados Unidos antes de seguir para a Itália, onde tenta evitar a prisão.
PUBLICIDADE
Em declarações anteriores, Zambelli alegou ser vítima de perseguição política e que buscará regularizar sua situação perante a Justiça italiana.