Política

Política


A notícia que atravessa o Brasil!

Pesquisar por em AM POST

Cármen Lúcia vota por receber parcialmente queixa-crime de Bolsonaro contra Janones

Bolsonaro acusa Janones de calúnia e injúria por declarações “ofensivas à sua honra”.

Por Hugo Guimarães

10/05/2024 às 06:22

Foto: Reprodução/Montagem

A ministra Cármen Lúcia, do Supremo Tribunal Federal (STF), votou, nesta sexta-feira (10) para receber parcialmente a queixa-crime do ex-presidente Jair Bolsonaro contra o deputado federal André Janones (Avante-MG).

O voto da magistrada foi para instaurar processo penal contra Janones pelos crimes de injúria praticados contra Bolsonaro.

PUBLICIDADE

“Voto no sentido de rejeitar as preliminares e receber parcialmente a queixa-crime, para ser instaurado processo penal contra o querelado pelos crimes de injúria praticados contra o querelante”, disse Cármen Lúcia.

A ação está sendo julgada no plenário virtual. Os ministros poderão dar seus votos entre 10 e 17 de maio — ou seja: até a próxima sexta-feira.

Bolsonaro acusa Janones de calúnia e injúria por declarações “ofensivas à sua honra” feitas via perfil do deputado no X (antigo Twitter), em 2023.

Na ocasião, o deputado se referiu ao ex-presidente como “assassino”, “miliciano”, “ladrão de joias”, “ladrãozinho de joias” e “bandido fujão”.

PUBLICIDADE

A Procuradoria-Geral da República (PGR) se manifestou a favor de que o STF receba a queixa-crime. Para a PGR, o deputado, “em tese”, “ultrapassou os limites da liberdade de expressão”.

“O contexto parece completamente estranho ao debate político”, disse o vice-procurador-geral da República Hindenburgo Chateaubriand Filho no parecer.

No processo, a defesa de Janones argumentou que as afirmações feitas eram “genéricas” e de “cunho abstrato”, já que nome de Bolsonaro não foi mencionado expressamente nos posts.

Além disso, a defesa busca amparo na tese de que o parlamentar estaria protegido pela imunidade do cargo.

Redação AM POST

Declaração de Transparência

Este conteúdo pode ter sido produzido com o apoio de ferramentas de inteligência artificial, utilizadas para auxiliar na pesquisa, organização e estruturação do texto. Todo o material é revisado, editado e validado pela equipe editorial do AM Post.

O AM POST está em todo lugar

Baixe agora mesmo o nosso app

Faça parte da comunidade

  • Praticidade na informação

  • Notícias todos os dias

  • Compartilhe com facilidade

WhatsApp Telegram
Sobre o TEA

O autismo não limita as pessoas. Mas o preconceito sim, ele limita a forma com que as vemos e o que achamos que elas são capazes.

Letícia Butterfield

Últimas notícias

Investigação

Polícia apura morte de mulher após suspeita de alteração na cena do crime em Coari

Laudo preliminar não confirmou a causa da morte, e peritos identificaram indícios de que o local onde o corpo foi encontrado pode ter sido modificado.

há 27 minutos

Manaus

Mãe de criança autista denuncia agressão após crise do filho em brinquedoteca de shopping em Manaus

Mulher afirma que foi agredida pela mãe de outra criança após o filho, diagnosticado com TEA, apresentar uma crise.

há 36 minutos

Amazonas

Tristeza e dor: saiba quem era a menina de 13 anos morta durante grave acidente de trânsito na BR-174 no Amazonas

Mikaely Vitória da Silva estava em uma motocicleta que colidiu com uma picape; barbeiro de 36 anos também morreu no local.

há 50 minutos

Manaus

Anjo de farda: policial salva bebê engasgado após pedido de socorro de mãe desesperada em Manaus

Mãe da criança procurou ajuda de policiais da 26ª Cicom durante a madrugada. Bebê voltou a respirar após atendimento rápido e foi levado para uma maternidade.

há 1 hora

Justiça

STF retoma julgamento que pode ampliar alcance da Lei Maria da Penha

Ministros voltam às sessões presenciais após o recesso de julho e analisam processo que discute a aplicação da legislação de proteção às mulheres.

há 1 hora