A notícia que atravessa o Brasil!

Pesquisar por em AM POST

Política

‘Comeram abiu’: Deputados do Amazonas que apoiaram PEC da Blindagem silenciam após proposta ser arquivada no Senado

Na votação ocorrida na Câmara na última semana, a PEC recebeu o apoio da maioria da bancada amazonense.

Por Jonas Souza

25/09/2025 às 19:44 - Atualizado em 25/09/2025 às 20:57

Notícias de Política – Os deputados federais do Amazonas que votaram a favor da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) da Blindagem na Câmara dos Deputados optaram pelo silêncio após a derrota da proposta no Senado. A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) sepultou o texto nesta quarta-feira (24), com rejeição unânime.

PUBLICIDADE

Leia mais: Deputados do AM que votaram a favor da PEC da Blindagem recebem enxurrada de críticas nas redes sociais

Na votação ocorrida na Câmara na última semana, a PEC recebeu o apoio da maioria da bancada amazonense. Adail Filho e Silas Câmara (Republicanos), Capitão Alberto Neto (PL), Fausto Júnior e Pauderney Avelino (União Brasil) votaram a favor da proposta, criticada por diversos setores da sociedade civil por ampliar privilégios e dificultar investigações contra parlamentares.

Após divulgação da votação os deputados enfrentaram uma enxurrada de críticas de seguidores nas redes sociais. A proposta pretendia dificultar o andamento de processos criminais contra parlamentares, incluindo a necessidade de autorização prévia de colegas para ações judiciais.

Em ato realizado no último domingo (21) em Manaus e outras capitais do país contra a PEC da Blindagem manifestantes locais levaram para as ruas as fotos dos cinco deputados do Amazonas e vaiaram.

Da bancada amazonense, apenas três deputados votaram contra a proposta: Sidney Leite (PSD), Amom Mandel (Cidadania) e Átila Lins (PSD).

O Portal AM Post entrou em contato com todos os deputados do Amazonas que apoiaram a PEC para ouvir suas justificativas e avaliar como receberam a decisão do Senado. Nenhum deles, no entanto, se manifestou até o fechamento desta matéria.

Declaração de Transparência

Este conteúdo pode ter sido produzido com o apoio de ferramentas de inteligência artificial, utilizadas para auxiliar na pesquisa, organização e estruturação do texto. Todo o material é revisado, editado e validado pela equipe editorial do AM Post.

O AM POST está em todo lugar

Baixe agora mesmo o nosso app

Faça parte da comunidade

  • Praticidade na informação

  • Notícias todos os dias

  • Compartilhe com facilidade

WhatsApp Telegram
Sobre o TEA

Hoje aprendi que à manifestação de carinho mais sincera é o de uma criança com Autismo! Estes anjos, tem a felicidade de ser veraz, não afetando-se com o meio.

Winaldario Santos

Últimas notícias

Caiu na rede é post!

Gretchen diz que recebeu influência extraterrestre antes de nascer: “Meu corpo se regenera diferente”

Artista afirmou que uma suposta influência extraterrestre durante a gravidez da mãe explicaria características físicas que considera incomuns.

há 21 minutos

Amazonas

Lancha afunda após colisão com balsa em movimento no Rio Amazonas

Acidente ocorreu durante tentativa de aproximação para embarque de passageiro e foi registrado em vídeo por testemunhas.

há 51 minutos

Mundo

Papa Leão XIV diz na Espanha que abusos na Igreja seguem como “ferida aberta”

Pontífice destacou necessidade de reparação às vítimas durante visita oficial a Madri.

há 8 horas

Brasil

Brasil divulga programação após amistoso contra o Egito

Equipe comandada por Carlo Ancelotti retorna ao CT em Nova Jersey e inicia reta final de preparação para a estreia contra Marrocos no Mundial.

há 9 horas

Brasil

Defesa de Dr. Jairinho vai recorrer da condenação e pede anulação do júri no caso Henry Borel

Advogados do ex-vereador alegam mais de 20 supostas irregularidades durante o julgamento.

há 9 horas