A notícia que atravessa o Brasil!

Pesquisar por em AM POST

Política

Comitê de Combate à Corrupção cobra celeridade na cassação do vereador Bual durante visita à CMM

O encontro discutiu o andamento do processo político-administrativo, solicitado pelo Comitê no dia 6 de outubro.

Por Jonas Souza

23/10/2025 às 15:15

Notícias de Política – O presidente da Comissão de Ética da Câmara Municipal de Manaus (CMM), vereador Joelson Silva (Avante), recebeu nesta quinta-feira (23) cinco integrantes do Comitê Amazonas de Combate à Corrupção para tratar sobre o pedido de cassação do mandato do vereador Rosinaldo Bual (Agir).

PUBLICIDADE

Leia mais: “Levamos 20 anos para fazer o que precisava ser feito”, diz Marina Silva sobre BR-319 e recebe críticas

O encontro discutiu o andamento do processo político-administrativo, solicitado pelo Comitê no dia 6 de outubro, por meio de um documento protocolado e endereçado ao presidente da CMM, vereador David Reis (Avante). A petição foi assinada por advogados e cidadãos manauaras que integram a coordenação do Comitê.

A representação foi motivada pela investigação do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (GAECO), do Ministério Público do Amazonas (MPAM), que resultou na prisão preventiva de Rosinaldo Bual e de sua chefe de gabinete, no dia 3 de outubro. O parlamentar é acusado de envolvimento em um esquema de “rachadinha”, desvio de recursos públicos e lavagem de dinheiro.

Segundo as investigações, o vereador teria usado seu mandato e a estrutura da Câmara para exigir a devolução de parte dos salários de assessores comissionados. Durante o cumprimento dos mandados judiciais, o GAECO apreendeu grande quantia em dinheiro vivo, cheques e armas de fogo em endereços ligados ao parlamentar, incluindo o gabinete na Câmara Municipal.

PUBLICIDADE

Os membros do Comitê afirmam que há fortes indícios de materialidade e autoria dos crimes, configurando infrações previstas no artigo 7º, incisos I e III, do Decreto-Lei 201/1967, que tratam do uso do mandato para prática de corrupção e de conduta incompatível com a dignidade do cargo. O pedido também cita o artigo 72 do Regimento Interno da CMM, que permite a qualquer cidadão denunciar um vereador por infrações político-administrativas.

Durante a visita ao presidente da Comissão de Ética, o grupo buscou informações sobre os prazos e etapas da tramitação do pedido de cassação no Legislativo municipal. O Comitê informou que deve solicitar, nos próximos dias, audiência com a procuradora-geral de Justiça do Amazonas, Leda Mara, além de uma reunião com o presidente da CMM, David Reis, para agilizar o processo político-administrativo que poderá resultar na cassação do vereador Rosinaldo Bual.

O caso segue em acompanhamento pelo Comitê Amazonas de Combate à Corrupção, que atua em defesa da transparência pública e da ética na política.

Declaração de Transparência

Este conteúdo pode ter sido produzido com o apoio de ferramentas de inteligência artificial, utilizadas para auxiliar na pesquisa, organização e estruturação do texto. Todo o material é revisado, editado e validado pela equipe editorial do AM Post.

O AM POST está em todo lugar

Baixe agora mesmo o nosso app

Faça parte da comunidade

  • Praticidade na informação

  • Notícias todos os dias

  • Compartilhe com facilidade

WhatsApp Telegram
Sobre o TEA

O Autismo é ver o mundo de um outro jeito, e cada um de nós temos que achar um jeito de entender as diferenças.

Dr. Leonardo Maranhão

Últimas notícias

Brasil

Prefeito cobra devolução de cachê e chama Gusttavo Lima de “ladrão” após cancelamento de show em Pernambuco

Cleber Chaparral afirmou que a Prefeitura de Surubim pagou R$ 1,3 milhão pela apresentação. Cantor disse que não compareceu por causa de uma intoxicação alimentar.

há 2 minutos

Amazonas

Última noite do Festival de Parintins 2026 promete disputa histórica entre Garantido e Caprichoso

Após duas noites de apresentações, bois-bumbás voltam ao Bumbódromo para a última disputa antes da apuração.

há 23 minutos

Esporte

Brasil deve repetir escalação contra o Japão em duelo decisivo pelas oitavas da Copa do Mundo

Técnico Carlo Ancelotti prepara a Seleção Brasileira para enfrentar os japoneses na segunda-feira (29), em Houston, com a mesma equipe que venceu a Escócia.

há 37 minutos

Parintins

Wilson Lima acompanha segunda noite do Festival de Parintins ao lado das galeras de Caprichoso e Garantido

Ex-governador e pré-candidato ao Senado participou da festa nas arquibancadas do Bumbódromo e destacou a importância das torcidas para o espetáculo.

há 1 hora

Brasil

Mega-Sena acumula e próximo prêmio vai a R$ 23 milhões; veja as dezenas sorteadas

Próximo sorteio será realizado na terça-feira (30).

há 1 hora