Política

Política


A notícia que atravessa o Brasil!

Pesquisar por em AM POST

“Data Povo” em Manaus: população diz que não quer o retorno de Omar Aziz ao governo do Amazonas

Enquete do AM POST nas ruas de Manaus mostra que, para muitos eleitores, a volta de Omar Aziz representa retrocesso.

Por Jonas Souza

12/07/2025 às 15:01 - Atualizado em 05/08/2025 às 10:47

Notícias de Política – Com a aproximação das eleições de 2026, nomes conhecidos da política amazonense começam a movimentar os bastidores em busca do maior cargo do estado: o de governador do Amazonas. Entre os pré-candidatos está o senador Omar Aziz, que já comandou o Executivo estadual entre 2010 e 2014.

A possibilidade de retorno de Aziz ao Palácio do Governo, no entanto, tem gerado reações divididas entre os eleitores. A reportagem do Portal AM POST foi às ruas de Manaus para ouvir a população sobre a candidatura do senador. A enquete informal revelou críticas contundentes, apoio moderado e, principalmente, o desejo por renovação política.

PUBLICIDADE

Leia mais: Possível retorno de Omar Aziz ao Governo do Amazonas representa retrocesso ao estado; entenda

Data Povo nas ruas de Manaus

A primeira pesquisa da fase pré-eleitoral, divulgada em 25 de abril pelo Direto ao Ponto Pesquisas, revela que Aziz lidera em todos os quatro cenários estimulados, consolidando-se como um nome competitivo. No entanto, o  Portal AM Post foi conversar com os eleitores nas ruas de Manaus e o cenário é muito diferente. Além do “Data Povo”, o site realizou ainda uma enquete rápida no Instagram que contou com mais de 670 respostas, revelando outro cenário de divisão.

Leia mais: Omar Aziz lança pré-candidatura ao governo do Amazonas e é alvo de críticas nas redes sociais

“Sou contra. O Omar nunca fez nada por ninguém. Toda eleição ele vem com migué. Não quero nem papo com ele”, disparou um entrevistado nas ruas.

Outra opinião, também contrária, destacou o tempo fora do governo como motivo para não apostar no retorno.  “Acredito que não. Ele saiu há bastante tempo e agora, voltando, não deve trazer nada de novo.”

Muitos dos entrevistados defenderam a entrada de novas lideranças na política estadual: “Precisamos de pessoas novas, com ideias novas. A mudança tem que acontecer”, disse uma jovem moradora da zona centro-sul. “Sou contra, porque devemos escolher pessoas que não devem nada à sociedade”, completou outro.

PUBLICIDADE

Confira na integra 

Enquete AM Post

Uma enquete realizada nas redes do Portal AM Post, com mais de 670 respostas, revelou um cenário de divisão. Segundo os resultados, 37% concordam com o retorno de Aziz, enquanto 2% querem o senador de volta. Por outro lado, 31% disseram não concordar com seu retorno e 30% afirmaram que não o querem novamente no governo.

As críticas nas redes sociais não são poucas. Parte do eleitorado resgata o histórico de Omar Aziz à frente do estado e sua ligação com investigações:

“Não. Ele já deu o que tinha que dar. Tem processo de corrupção em operação na saúde do Amazonas”, apontou um seguidor.

Além dos números, os comentários dos participantes refletem forte insatisfação com a trajetória política do senador:

“Se ele ganhar, vai deixar tocar fogo no Amazonas. Eu sou contra”, afirmou uma seguidora.

Outra crítica contundente apontou promessas não cumpridas ao longo de quase três décadas na política:

“Está na política há quase 30 anos e faz sempre a mesma jogada. A Zona Franca está em perigo, e nada. O Hospital Delfina é de quem mesmo? Obra não concluída e o dinheiro sumiu. E a BR-319? Os dois senadores do estado estão calados há anos. Para abrir a CPMI do INSS, assinaram não? Ou seja, querem deixar o Amazonas no buraco. O povo não sabe votar. Esses políticos nada fizeram pela população. Agora aparece como defensor da família e dos valores? Onde? Estamos com os piores índices de inflação e educação. Nosso estado paga mais imposto que muitos outros. É só promessa. Precisamos aposentar esses políticos que vivem do mesmo discurso.”

Outros comentários apontam para o desejo de renovação no cenário político do estado:

“Vamos andar pra frente. Essa era é outra. Não podemos andar pra trás. Quero alguém que trabalhe para o povo e não em benefício próprio. Um novo olhar para o Amazonas, essa é a escolha certa”, declarou um seguidor nas redes.

 

Declaração de Transparência

Este conteúdo pode ter sido produzido com o apoio de ferramentas de inteligência artificial, utilizadas para auxiliar na pesquisa, organização e estruturação do texto. Todo o material é revisado, editado e validado pela equipe editorial do AM Post.

O AM POST está em todo lugar

Baixe agora mesmo o nosso app

Faça parte da comunidade

  • Praticidade na informação

  • Notícias todos os dias

  • Compartilhe com facilidade

WhatsApp Telegram
Sobre o TEA

O autismo é um Universo Paralelo que incessantemente pede permissão para fixar-se no terreno dos saberes.

JESUS,D.F

Últimas notícias

Mundo

Apresentadora abandona programa ao vivo e acusa colega de assédio moral na TV pública da Espanha; veja o vídeo

Marta Gómez Montero deixou o estúdio durante transmissão da RTVE após afirmar que vinha sendo humilhada pelo colega de bancada. Caso teve repercussão nacional e levou a emissora a se pronunciar.

há 18 minutos

Manaus

Jovem morre após cair de motocicleta e bater a cabeça em sarjeta na zona Leste de Manaus

Vítima não usava capacete e morreu no local do acidente, registrado na tarde desta terça-feira (14), no bairro João Paulo.

há 27 minutos

Polícia

Polícia divulga imagens e procura dupla suspeita de assaltar ônibus da linha 560 em Manaus; veja o vídeo

Crime aconteceu no Centro da capital. Suspeitos renderam o cobrador e fugiram com dinheiro, celular e outros pertences.

há 39 minutos

Manaus

Carro capota após colisão no Parque 10 e deixa feridos em Manaus

Acidente aconteceu na tarde desta terça-feira (14), no bairro Parque 10. As vítimas receberam atendimento do Samu no local.

há 45 minutos

Brasil

Horror: Namorado da mãe é preso por estuprar e matar uma bebê de 10 meses

Tragédia ocorreu no apartamento onde a família estava; suspeitos são namorado e primo do namorado, e a mãe prestou socorro inicial antes de levar a criança ao atendimento médico.

há 1 hora