Política

Política


A notícia que atravessa o Brasil!

Pesquisar por em AM POST

Deputada federal propõe aumentar pena para roubo e furto de celular

Rosana Valle quer aumentar a pena para 5 anos e 4 meses de prisão.

Por Hugo Guimarães

31/05/2024 às 09:23 - Atualizado em 31/05/2024 às 09:26

Deputada federal propõe aumentar pena para roubo e furto de celular

Deputada federal propõe aumentar pena para roubo e furto de celular-Foto: Reprodução/Camara Federal

A deputada federal Rosana Valle (PL-SP) apresentou nesta semana um projeto de lei que visa aumentar as penas para crimes de roubo e furto de celulares. O texto 2072/2024 propõe alterações nos artigos 155 e 157 do Código Penal, tornando as punições mais severas e ampliando a possibilidade de cumprimento real das penas.

PUBLICIDADE

Atualmente, a punição para o crime de furto é de 1 a 4 anos de reclusão, além de multa. De acordo com a nova proposta, essa pena passaria a ser de 4 a 8 anos de prisão, seguido de multa. Para o roubo, cuja pena hoje varia de 4 a 10 anos em regime fechado, o projeto prevê um aumento de um terço até a metade da pena, dependendo da gravidade do delito. Na prática, isso significa que a condenação mínima para roubo de celular seria de 5 anos e 4 meses de prisão.

A deputada Rosana Valle argumenta que essa medida é essencial para desestimular a atuação de criminosos e garantir que aqueles condenados por esses crimes cumpram um tempo significativo de reclusão, sem benefícios como “saidinhas”, regime semiaberto ou regressão de pena. A parlamentar destaca que o roubo e o furto de celulares causam grandes prejuízos econômicos e pessoais às vítimas, dado o valor dos aparelhos e a quantidade de informações pessoais armazenadas neles.

“Roubo e furto de celular causam grande prejuízo econômico para a vítima, já que estamos falando de aparelhos caros, mesmo os mais simples. Além disso, hoje em dia, nossa vida está no celular: fotos, vídeos, aplicativos de banco, conta de e-mail, redes sociais, serviços”, afirma a deputada. “O bandido acaba tendo acesso à vida da vítima em poucos segundos, o que dá muita dor de cabeça em meio a registro de ocorrência, ficar incomunicável, trocar senhas, fazer bloqueios – isso quando dá tempo. Este tipo de crime não pode continuar compensando no Brasil”, complementa.

O projeto de lei ainda precisará ser analisado pelas comissões permanentes da Câmara dos Deputados antes de seguir para votação no Plenário.

Redação AM POST

Declaração de Transparência

Este conteúdo pode ter sido produzido com o apoio de ferramentas de inteligência artificial, utilizadas para auxiliar na pesquisa, organização e estruturação do texto. Todo o material é revisado, editado e validado pela equipe editorial do AM Post.

O AM POST está em todo lugar

Baixe agora mesmo o nosso app

Faça parte da comunidade

  • Praticidade na informação

  • Notícias todos os dias

  • Compartilhe com facilidade

WhatsApp Telegram
Sobre o TEA

Um anjo pergunta à Deus: O que é um autista? E Deus lhe responde: É um de vocês que permito descer à Terra!

Lu Lena

Últimas notícias

Polícia

Mulher é presa após atropelar pedestre e tentar fugir na zona Sul de Manaus

Condutora apresentava sinais de embriaguez e foi detida pela Polícia Militar após o acidente.

há 4 horas

Manaus

Manaus inicia campanha de multivacinação nesta segunda-feira (3) para crianças e adolescentes

Ação da Semsa segue até 1º de setembro em mais de 170 unidades de saúde e busca atualizar a caderneta de vacinação da população.

há 5 horas

Política

Flávio Bolsonaro defende geração de empregos e manutenção do Bolsa Família durante convenção na Paraíba

Candidato do PL à Presidência participou da convenção que oficializou as candidaturas de Efraim Filho ao governo da Paraíba e de Nayana Pontes como vice.

há 6 horas

Política

Flávio Bolsonaro deseja rápida recuperação a Michelle durante convenção do PL em Brasília

Ex-primeira-dama recebeu alta hospitalar neste domingo (2), mas não participou da convenção que oficializou sua candidatura ao Senado pelo Distrito Federal.

há 6 horas