Política

Deputado Bibo Nunes quer reabrir discussão do voto em cédula

Deputado protocolou projeto nesta segunda-feira, 20, para retomar voto em cédula no Brasil, espelhado nas eleições de Argentina e EUA.


Nesta segunda-feira, 20, o deputado Bibo Nunes (PL-RS) protocolou um projeto de lei que propõe a reintrodução da cédula de votação no Brasil, encerrando o uso do sistema eletrônico nas eleições. O parlamentar justificou a proposta mencionando os Estados Unidos, onde o voto em cédula é mantido até hoje.

O projeto de lei destaca também as eleições na Argentina como exemplo de um sistema “transparente, rápido e incontestado pelos derrotados”, pois o país sul-americano utiliza a votação em cédula.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O voto eletrônico no Brasil, que tem sido utilizado nas eleições desde 1996, alimentou teorias conspiratórias entre alguns eleitores do presidente Jair Bolsonaro nas últimas eleições. No entanto, nenhuma dessas alegações conseguiu ser comprovada, e não há evidências de que o sistema brasileiro tenha sido fraudado para beneficiar qualquer candidato.

O debate em torno do sistema de votação no país ganhou destaque nos últimos anos, com diferentes posicionamentos sobre a segurança e confiabilidade do voto eletrônico. O projeto protocolado por Bibo Nunes agora segue para análise e tramitação no Congresso Nacional, onde será discutido pelos parlamentares.