Política

Política


A notícia que atravessa o Brasil!

Pesquisar por em AM POST

Deputado Delegado Péricles cobra bancada federal do AM a se posicionar contra PL da Censura

O texto do Projeto de Lei pode ser votado nesta terça-feira (2), na Câmara dos Deputados.

Por Natan AMPOST

02/05/2023 às 15:52

Redação AM POST*

PUBLICIDADE

O texto do Projeto de Lei (PL) Nº 2630/2020, conhecido como o “PL das Fake News” pode ser votado nesta terça-feira (2), na Câmara dos Deputados. O tema foi debatido hoje pelo deputado estadual Delegado Péricles (PL), durante a sessão plenária, na Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam). O parlamentar, que é contra ao projeto, pediu aos deputados federais que integrem a bancada no Amazonas em Brasília que se posicionem contra a aprovação do texto.

“Esse projeto nada mais é uma forma de dizer o que nós podemos ou não assistir ou acompanhar na internet. Isso é muito perigoso. O texto prevê a criação de uma comissão que não sabemos como vai ser composta para dizer o que é certo e o que é errado na internet”, disse o deputado, destacando que fatos semelhantes só existem em países antidemocráticos, como a China e Coreia do Norte.

O deputado acrescentou que sentido não deve ser permitido que ocorra no Brasil. “Peço para a bancada federal do Amazonas se posicionar firmemente contra esse projeto que pode ser votado hoje na Câmara dos Deputados, em Brasília”, concluiu o parlamentar informando que irá acompanhar a votação.

Sobre o PL
Popularmente conhecida como PL das Fake News ou PL 2630, a proposta pretende instituir a Lei Brasileira de Liberdade, Responsabilidade e Transparência na Internet. Um ponto especialmente sensível é qual será o órgão responsável por fiscalizar a aplicação da lei e, eventualmente, punir as plataformas, já que críticos temem algum tipo de censura. A proposta estabelece multa de até 10% do faturamento do grupo econômico no Brasil, caso a lei não seja cumprida.

Dentre alguns pontos desta nova versão da proposta está, por exemplo, que grandes empresas de tecnologia remunerem os autores de conteúdo jornalístico e artístico compartilhados em suas plataformas. Grandes empresas afetadas (big techs), como Meta (dona do Facebook, Instagram e WhatsApp) e Google (também dono do YouTube), dizem que a forma como o PL estabelece essas remunerações obrigatórias pode inviabilizar a oferta de serviços gratuitos, como ocorre hoje.

Declaração de Transparência

Este conteúdo pode ter sido produzido com o apoio de ferramentas de inteligência artificial, utilizadas para auxiliar na pesquisa, organização e estruturação do texto. Todo o material é revisado, editado e validado pela equipe editorial do AM Post.

O AM POST está em todo lugar

Baixe agora mesmo o nosso app

Faça parte da comunidade

  • Praticidade na informação

  • Notícias todos os dias

  • Compartilhe com facilidade

WhatsApp Telegram
Sobre o TEA

O autismo não limita as pessoas. Mas o preconceito sim, ele limita a forma com que as vemos e o que achamos que elas são capazes.

Letícia Butterfield

Últimas notícias

Desaparecidos

Desespero em Manaus: mãe denuncia que filho de 3 anos foi levado para fora do Brasil pelo pai

Arthur Kalleb está desaparecido desde segunda-feira (3); segundo a mãe, criança foi retirada de uma creche em Educandos e o pai teria bloqueado o contato com familiares após deixar o país.

há 7 minutos

Manaus

Obras do Complexo Viário Passarão alteram trânsito em avenidas de Manaus a partir desta sexta-feira

Interdições e desvios serão implantados por etapas nas avenidas Brasil e Coronel Teixeira; mudanças seguem até setembro

há 10 minutos

Mundo

Abalo que assustou Manaus já matou 69 pessoas na Colômbia

Tragédia deixou dezenas de mortos e feridos, provocou desabamentos e obrigou moradores a deixar imóveis; vídeos mostram o momento de terror durante o abalo.

há 35 minutos

Política

Capitão Alberto Neto gastou quase R$ 1 milhão em passagens aéreas com cotão durante mandato na Câmara

Levantamento com base no Portal da Transparência mostra que passagens aéreas foram a principal despesa do deputado federal entre 2022 e julho de 2026.

há 47 minutos

Terremoto

Defesa Civil confirma tremores em Manaus após terremoto na Colômbia e orienta população

Órgão informou que abalos foram sentidos em diferentes pontos da capital; Bombeiros realizam vistorias preventivas em imóveis

há 53 minutos