Política

Política


A notícia que atravessa o Brasil!

Pesquisar por em AM POST

Deputado denuncia Lula à PGR por ‘mensalão’ da CPMI

Ubiratan Sanderson acusa o governo de cooptar parlamentares.

Por Hugo Guimarães

18/03/2023 às 09:39

Redação AM POST

PUBLICIDADE

O deputado federal Ubiratan Sanderson (PL-RS) apresentou uma denúncia ao procurador-geral da República, Augusto Aras, contra integrantes do governo de Luiz Inácio Lula da Silva. Sanderson acusa o Palácio do Planalto de supostamente cooptar parlamentares a retirarem seus nomes do pedido de abertura da Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) dos atos de 8 de janeiro.

Na representação, o deputado citou a possibilidade dos crimes de corrupção passiva e concussão, quando um agente do governo oferece vantagem indevida a uma terceira pessoa.

O parlamentar afirmou que recebeu denúncias de que emissários do Poder Executivo ofereceram até R$ 60 milhões em emendas para deputados retirarem suas assinaturas dos pedidos de instalação da CPMI do 8 de janeiro. Além disso, também cita que o Planalto teria ameaçado não pagar emendas aos deputados de primeiro mandato que endossaram a investigação da Câmara e do Senado.

O trabalho de convencimento dos parlamentares, de acordo com Sanderson, coube ao líder do governo na Câmara, José Guimarães, e ao ministro de Relações Institucionais, Alexandre Padilha.

“A contrariedade à lei não repousa na simples concessão das emendas em si, até mesmo porque se trata de modalidade de planejamento e execução orçamentária admitida expressamente pelo ordenamento jurídico, mas na utilização de tal mecanismo como modo de cooptação de apoio político do Congresso”, disse o deputado. “Tal prática se assemelha ao esquema de corrupção do chamado ‘Mensalão’, que ‘coincidentemente’ também ocorrera durante o governo Lula da Silva”, acrescentou.

*Com informação Revista Oeste

Declaração de Transparência

Este conteúdo pode ter sido produzido com o apoio de ferramentas de inteligência artificial, utilizadas para auxiliar na pesquisa, organização e estruturação do texto. Todo o material é revisado, editado e validado pela equipe editorial do AM Post.

O AM POST está em todo lugar

Baixe agora mesmo o nosso app

Faça parte da comunidade

  • Praticidade na informação

  • Notícias todos os dias

  • Compartilhe com facilidade

WhatsApp Telegram
Sobre o TEA

O Autismo traz limitações mas, isto não significa incapacidade. Todos temos alguma habilidade.

Nay Potarcio

Últimas notícias

Mundo

Fim de Bashar al-Assad? Ex-ditador é condenado à morte e destino final depende da Rússia

Tribunal sírio condenou o ex-presidente por crimes contra a humanidade e de guerra.

há 1 minuto

Resgate em andamento

Busca por sobreviventes entra em fase crítica após terremoto matar mais de 100 na Colômbia

Equipes trabalham entre os escombros nesta terça-feira (11) para localizar pessoas que ainda podem estar presas após o tremor de magnitude 7,4

há 13 minutos

Manaus

No auge do verão, Manaus terá bairros sem energia nesta quarta (12); veja onde

Manutenção preventiva da rede elétrica vai provocar desligamentos programados em seis áreas da capital amazonense ao longo do dia.

há 29 minutos

Contas em xeque

MPAM investiga Prefeitura de Iranduba por possível falta de repasses previdenciários e FGTS

Inquérito apura supostas irregularidades entre 2023 e 2025 e pode levar à responsabilização dos envolvidos caso as suspeitas sejam confirmadas

há 43 minutos

Manaus

Queima de lixo pode ter provocado grande incêndio em lixeira viciada no Parque Mauá, em Manaus

Área de vegetação usada para descarte irregular voltou a registrar incêndio nesta terça-feira (11); Bombeiros foram acionados ainda durante a madrugada e retornaram ao local pela manhã.

há 1 hora