A notícia que atravessa o Brasil!

Pesquisar por em AM POST

Política

Deputado Fausto Jr votou para arquivar processo que pedia cassação de Eduardo Bolsonaro

O placar foi de 11 votos a favor do arquivamento contra 7 votos contrários.

Por Jonas Souza

22/10/2025 às 19:00 - Atualizado em 22/10/2025 às 19:38

Notícias de Política – O deputado federal Fausto Jr. votou a favor do arquivamento do processo que pedia a cassação de Eduardo Bolsonaro (PL-SP) no Conselho de Ética da Câmara dos Deputados, decisão que dividiu o colegiado e deve ser questionada em recurso no plenário.

PUBLICIDADE

Leia mais: Conselho de Ética da Câmara arquiva processo que pedia cassação de Eduardo Bolsonaro

A acusação contra Eduardo Bolsonaro envolvia suposta atuação junto a autoridades dos Estados Unidos para desestabilizar instituições brasileiras. O processo foi arquivado por 11 votos a 7, com o parecer favorável do relator Delegado Marcelo Freitas (União-MG), que defendeu a liberdade de expressão e as imunidades parlamentares.

“Posso divergir de quem quer que seja, mas defenderei, de toda minha alma, o sagrado direito que o parlamentar tem de se manifestar”, afirmou Freitas durante a sessão.

Entre os parlamentares que apoiaram o arquivamento, Fausto Jr. foi o representante do Norte que alinhou seu voto à decisão do colegiado, mostrando apoio à posição do relator.

O PT e outros partidos da base do governo anunciaram que vão recorrer ao plenário principal da Câmara. A denúncia alegava que Eduardo incentivou sanções econômicas do governo norte-americano contra autoridades brasileiras, pressionando investigações envolvendo seu pai, o ex-presidente Jair Bolsonaro.

PUBLICIDADE

Críticas e apoio

O arquivamento foi comemorado pela oposição. O líder do PL na Câmara, Sóstenes Cavalcante (RJ), disse que Eduardo não cometeu irregularidades. Por outro lado, deputados governistas, como Lindbergh Farias (PT-RJ) e Chico Alencar (PSOL-RJ), criticaram a decisão, afirmando que ela representa uma tentativa de “blindar o filho de Bolsonaro” e compromete o decoro parlamentar.

Outros riscos para Eduardo Bolsonaro

Além do processo arquivado, Eduardo enfrenta outros três processos no Conselho de Ética, ainda sem análise. Ele também corre risco de cassação por excesso de faltas, já que mora nos EUA desde o início do ano e acumulou ausências injustificadas.

Denúncia no STF

O deputado é investigado pelo Supremo Tribunal Federal (STF) após denúncia da Procuradoria-Geral da República (PGR), que acusa Eduardo de coação no curso do processo, tentando pressionar autoridades brasileiras por meio de sanções internacionais.

Votação no Conselho de Ética

A favor do arquivamento: Cabo Gilberto Silva (PL-PB); Domingos Sávio (PL-MG); Gustavo Gayer (PL-GO); Paulo Bilynskyj (PL-SP); Gutemberg Reis (MDB-RJ); Delegado Fabio Costa (PP-AL); Julio Arcoverde (PP-PI); Gilson Marques (NOVO-SC); Albuquerque (Republicanos-RR); Delegado Marcelo (União-MG); Fausto Jr. (AM); Fausto Jr. foi o único representante da região Norte a votar a favor do arquivamento.

Contra o arquivamento: Dimas Gadelha (PT-RJ); João Daniel (PT-SE); Maria do Rosário (PT-RS); Ricardo Maia (MDB-BA); Castro Neto (PSD-PI); Josenildo (PDT-AP); Chico Alencar (PSOL-RJ).

Declaração de Transparência

Este conteúdo pode ter sido produzido com o apoio de ferramentas de inteligência artificial, utilizadas para auxiliar na pesquisa, organização e estruturação do texto. Todo o material é revisado, editado e validado pela equipe editorial do AM Post.

O AM POST está em todo lugar

Baixe agora mesmo o nosso app

Faça parte da comunidade

  • Praticidade na informação

  • Notícias todos os dias

  • Compartilhe com facilidade

WhatsApp Telegram
Sobre o TEA

O Autismo traz limitações mas, isto não significa incapacidade. Todos temos alguma habilidade.

Nay Potarcio

Últimas notícias

Brasil

STM marca julgamento de recurso de Bolsonaro que tenta afastar ministro em processo sobre patente militar

Defesa do ex-presidente questiona imparcialidade de ministro do Superior Tribunal Militar em ação que pode resultar na perda do oficialato.

há 2 minutos

Esporte

Brasil empata com Egito em último amistoso antes da Copa do Mundo

Seleção Brasileira saiu na frente com Bruno Guimarães, mas sofreu empate ainda no primeiro tempo em amistoso disputado nos Estados Unidos.

há 49 minutos

Manaus

Marcha para Jesus reúne fiéis e altera tráfego em avenidas de Manaus

Evento reuniu milhares de fiéis neste sábado (6), com caminhada da Praça da Saudade até o Sambódromo.

há 1 hora

Brasil

MP diz que júri reconheceu dolo de Monique no caso Henry antes de mudança em quesito

A Promotoria quer que Monique volte a ser julgada por homicídio doloso por omissão.

há 2 horas

Brasil

MP-RJ recorre contra perdão judicial a Monique Medeiros e aponta interferência em júri

Segundo o promotor Fábio Vieira, houve interferência indevida da juíza Elizabeth Machado Louro durante a formulação dos quesitos apresentado.

há 2 horas