- Foto: Divulgação
Redação AM POST
O aumento de crimes virtuais no Brasil, também conhecidos como ‘cybercrimes’, foi discutido hoje (08/08) pelo deputado federal Delegado Pablo (UB-AM), que defende o aumento da pena para os crimes cometidos na Internet.
PUBLICIDADE
Pablo é o autor do projeto de lei que muda o Código Penal e aumenta a pena para os crimes virtuais. O deputado argumenta que a mudança é necessária porque os criminosos invadiram a Internet, onde fazem cada vez mais vítimas.
Pablo argumenta que há pouco tempo, os crimes virtuais atingiam principalmente as grandes empresas e bancos. Hoje, o alvo dos hackeres são pessoas comuns, que usam a internet diariamente.
“O mundo virtual está em plena mudança. O combate aos crimes virtuais não pode ficar pra trás”, afirmou o deputado, que é delegado licenciado da Polícia Federal.
PUBLICIDADE
Pablo ressalta que roubos de senhas de bancos e de redes sociais, vazamento de informações pessoais, clonagem de perfis, invasão de e-mails e produção e divulgação de fake news devem ser considerados crimes e exigem punição semelhante aos crimes ocorridos no ‘mundo real.’
“O mundo virtual é uma realidade. Com um simples celular as pessoas têm uma vida dentro da Internet. Os crimes no mundo virtual não podem ficar impunes”, destacou Pablo.
PUBLICIDADE
A mudança no Código Penal tem apoio da maioria dos deputados e senadores, e deve ser votada até o final do ano.