A notícia que atravessa o Brasil!

Pesquisar por em AM POST

Política

Deputados federais do Amazonas já gastaram mais de R$ 2,2 milhões com ‘Cotão’ em 2025

O destaque do período foi Pauderney Avelino (União Brasil), que liderou os gastos com mais de R$ 355 mil.

Por Jonas Souza

26/08/2025 às 20:34 - Atualizado em 26/08/2025 às 20:41

Notícias de Política – A bancada de deputados federais do Amazonas consumiu R$ 2.228.424,78 da Cota para o Exercício da Atividade Parlamentar (CEAP) entre janeiro e agosto de 2025, segundo dados da Câmara dos Deputados. O recurso, pago com verba pública, é destinado a custear atividades ligadas ao mandato, como passagens aéreas, consultorias, hospedagem, alimentação e aluguel de escritórios políticos.

Leia mais: Produtividade baixa e custo alto: Deputados do AM que menos apresentaram PLs custaram juntos mais de R$ 1,3 milhão

PUBLICIDADE

O destaque do período foi Pauderney Avelino (União Brasil), que liderou os gastos com R$ 355.729,69. Somente em maio, o deputado registrou mais de R$ 113 mil, valor que representa o maior desembolso mensal entre todos os parlamentares amazonenses em 2025.

Em segundo lugar aparece Adail Filho (Republicanos), com R$ 349.186,78. O deputado manteve despesas elevadas durante quase todo o período, chegando a ultrapassar os R$ 60 mil em fevereiro.

Na terceira posição está Silas Câmara (Republicanos), que gastou R$ 334.335,22. O mês de março foi o mais oneroso em sua cota, com R$ 144.743,24, quase metade de todo o valor utilizado até agosto.

Sidney Leite (PSD) aparece logo em seguida, com R$ 330.444,39, concentrando seu maior gasto em março (R$ 97.746,57). Já Átila Lins (PSD) somou R$ 322.439,62, com pico em junho, quando desembolsou R$ 99.401,75, quase um terço do total.

PUBLICIDADE

Leia mais: Pauderney Avelino lidera gastos do ‘Cotão’ entre deputados federais do Amazonas em 2025

Com R$ 292.535,26, Fausto Santos Jr. (União Brasil) manteve uma média mensal entre R$ 34 mil e R$ 58 mil. Capitão Alberto Neto (PL) registrou R$ 205.067,84, distribuindo suas despesas de forma mais equilibrada, variando de R$ 18 mil a R$ 39 mil.

Na outra ponta, Amom Mandel (Cidadania) foi o deputado que menos usou a cota, somando R$ 38.685,98 no período. Seus maiores desembolsos ocorreram em fevereiro e março, quando gastou R$ 9,3 mil e R$ 14,1 mil, respectivamente.

Confira ranking

 

Declaração de Transparência

Este conteúdo pode ter sido produzido com o apoio de ferramentas de inteligência artificial, utilizadas para auxiliar na pesquisa, organização e estruturação do texto. Todo o material é revisado, editado e validado pela equipe editorial do AM Post.

O AM POST está em todo lugar

Baixe agora mesmo o nosso app

Faça parte da comunidade

  • Praticidade na informação

  • Notícias todos os dias

  • Compartilhe com facilidade

WhatsApp Telegram
Sobre o TEA

Essas crianças autistas não estão fugindo ou escondendo-se, elas, de fato, estão perdidas, à espera de que alguém va ao seu alcance.

Anne Alvarez

Últimas notícias

Manaus

Amazonas Fan Fest reúne torcedores no Largo de São Sebastião para Brasil x Escócia

Evento gratuito contará com shows, DJ e transmissão ao vivo da partida decisiva da Seleção Brasileira.

há 7 horas

Manaus

Superaquecimento de ar-condicionado provoca princípio de incêndio em residência na zona norte de Manaus

Moradores conseguiram deixar o imóvel a tempo e o fogo foi controlado antes de atingir outras áreas da residência.

há 8 horas

Desaparecidos

Polícia Civil divulga imagens de quatro crianças e adolescentes desaparecidos em Manaus

Casos foram registrados em diferentes regiões da cidade e mobilizam investigações da Delegacia Especializada em Proteção à Criança e ao Adolescente.

há 8 horas

Amazonas

Projeto Água Boa oferece água potável gratuita para moradores e turistas em Parintins

Estrutura da Defesa Civil garante até 5 mil litros de água por dia durante o festival na Ilha Tupinambarana.

há 9 horas

Amazonas

Troca de alimentos por pulseiras da Festa dos Visitantes movimenta Parintins

Acesso ao evento será garantido mediante entrega de alimentos não perecíveis até o dia 25 de junho.

há 9 horas