Política

Política


A notícia que atravessa o Brasil!

Pesquisar por em AM POST

Desembargador suspende CPIs na Câmara de Manaus por irregularidades

Magistrado acatou o pedido do vereador Eduardo Assis (Avante).

Por Natan AMPOST

23/09/2024 às 15:57 - Atualizado em 23/09/2024 às 16:22

O desembargador do Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM), Flávio Humberto Pascarelli Lopes, suspendeu nesta semana os efeitos dos Atos nº 001 e 002/2024, emitidos pela Presidência da Câmara Municipal de Manaus, que criavam as Comissões Parlamentares de Inquérito (CPIs) da Semcom e dos Contratos. O magistrado acatou o pedido do vereador Eduardo Assis (Avante), que alegou irregularidades na composição das comissões, violando o princípio de proporcionalidade partidária.

PUBLICIDADE

As CPIs são ferramentas fundamentais no exercício da função fiscalizadora dos legislativos municipais, com o objetivo de apurar eventuais irregularidades na administração pública. No entanto, a instauração das comissões foi contestada por Assis, que entrou com uma ação judicial questionando a distribuição das vagas entre os partidos.

Na ação, Eduardo Assis argumentou que houve favorecimento do partido Progressistas na distribuição das vagas, com dois dos três cargos da CPI dos Contratos, incluindo a presidência e a relatoria, sendo concedidos ao partido, que tem apenas dois vereadores. Em contrapartida, o Avante, com cinco parlamentares, recebeu apenas uma vaga. Outra reclamação apontada pelo vereador foi o fato de o Cidadania, partido com um único vereador, ter conseguido uma vaga na CPI da Semcom, enquanto o Agir, com três representantes, não teve nenhuma participação.

Assis argumentou que tal composição infringia o princípio da proporcionalidade partidária, que deve ser respeitado na formação das comissões parlamentares, conforme determina o regimento interno da Câmara e a Constituição Federal. “A formação das comissões, do jeito que foi feita, desrespeita a lógica da representação proporcional, prejudicando partidos que têm maior número de representantes”, afirmou o parlamentar em nota.

A base do prefeito David Almeida na Casa, critica a movimentação dos vereadores para a instauração das CPIs, sugerindo que o momento não seria oportuno, uma vez que o primeiro turno das eleições municipais se aproxima e isso estaria sendo feito para desgastar a imagem de Almeida.

PUBLICIDADE

Decisão judicial

Ao analisar o caso, o desembargador Flávio Pascarelli considerou “razoável” a alegação de que as CPIs foram constituídas “ao arrepio do que disciplina o ordenamento jurídico”. Ele entendeu que os atos da presidência da Câmara violaram o devido processo legal, o que tornaria inválidos todos os procedimentos realizados até o momento.

“Tem-se por evidenciado a suscitada ofensa ao devido processo legal, que macula de nulidade todos os atos porventura praticados, posto se tratar de uma garantia constitucional”, argumentou Pascarelli em sua decisão.

Com base nesses argumentos, o desembargador decidiu pela suspensão imediata dos efeitos dos Atos nº 001 e 002/2024, até que o mérito da ação seja julgado. A Câmara Municipal de Manaus, portanto, deverá aguardar uma decisão final da Justiça antes de retomar qualquer processo relacionado às CPIs.

Veja documento:DECISÃO TJAM

Declaração de Transparência

Este conteúdo pode ter sido produzido com o apoio de ferramentas de inteligência artificial, utilizadas para auxiliar na pesquisa, organização e estruturação do texto. Todo o material é revisado, editado e validado pela equipe editorial do AM Post.

O AM POST está em todo lugar

Baixe agora mesmo o nosso app

Faça parte da comunidade

  • Praticidade na informação

  • Notícias todos os dias

  • Compartilhe com facilidade

WhatsApp Telegram
Sobre o TEA

O autismo é um Universo Paralelo que incessantemente pede permissão para fixar-se no terreno dos saberes.

JESUS,D.F

Últimas notícias

Caiu na rede é post!

Deolane Bezerra divulga carta escrita na prisão e diz que provará inocência

Influenciadora está presa preventivamente em investigação sobre suposto esquema de jogos de azar e lavagem de dinheiro.

há 6 horas

Brasil

TRE-AM inicia treinamento de mesários para as Eleições 2026 nesta segunda-feira (3)

Capacitações começam pelo Centro de Convenções Vasco Vasques e seguem até setembro.

há 6 horas

Brasil

Receita Federal libera terceiro lote da restituição do Imposto de Renda nesta sexta-feira (31)

Consulta pode ser feita pelo site e aplicativo da Receita Federal.

há 7 horas

Brasil

RN: 11 presos fogem de presídio após abrir túnel por vaso sanitário

Detentos escaparam por um túnel escavado sob a cela e escalaram o muro da unidade prisional.

há 7 horas

Eleições 2026

Chico Preto ganha força para ser vice de Maria do Carmo após mudanças nos bastidores do PL-AM

Ex-deputado estadual passou a figurar entre os principais cotados para compor a chapa ao Governo do Amazonas.

há 7 horas