Pesquisar por em AM POST

Política

Discussões sobre aposentadoria de policiais vai tramitar em regime de urgência em comissão na Aleam

O pedido de celeridade foi protocolizado pelo deputado estadual Delegado Péricles.

  • Por AM POST

  • 09/06/2022 às 15:10

  • Leitura em dois minutos

Redação AM POST

As mensagens governamentais que tratam da aposentadoria especial dos policiais civis devem tramitar em regime de urgência na Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam). O pedido de celeridade foi protocolizado pelo deputado estadual Delegado Péricles, que considera a mensagem governamental principal passo dado pelo Estado no sentido de resguardar de forma justa o direito da classe. Segundo Péricles, a tema já deve entrar na pauta da Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJR) na próxima semana.

PUBLICIDADE

Em discussão, está a PEC 01/2022, que tem como objetivo alterar a atual redação do Art. 111 §4° da Constituição do Amazonas, cuja redação foi dada pela Emenda Constitucional 77/2013, que hoje autoriza a fixação de critérios diferenciados para os policiais que tenham ingressado na carreira até a data de entrada em vigor da Emenda Constitucional n. 103, de 2019.

A defesa é para a aprovação do Projeto de Lei Complementar enviado pelo Governo à Casa Legislativa e que resguarda direitos como integralidade e paridade de proventos para estes servidores estabelece proventos para estes servidores

Aprovada a mensagem, os profissionais de segurança ganham direito ao recebimento de aposentadoria na totalidade da remuneração do cargo efetivo ocupado no momento em que efetivar a aposentadoria, e serão, ainda, reajustados na mesma proporção e na mesma data, sempre que alterada a remuneração dos servidores em atividade.

PUBLICIDADE

“Considero essa uma das mais importantes mensagens do governo, no tocante à Polícia Civil, já enviadas para essa Casa Legislativa desde que assumi ao mandato. Elas atuam diretamente sobre o que eu sempre defendi: a valorização do profissional e o resguardo dos direitos de quem dedicou a vida para defender as nossas famílias. Hoje já pedi regime de tramitação em urgência e na próxima semana o projeto já deve entrar na pauta da CCJR, comissão da qual sou presidente e asseguro análise em tempo breve”, concluiu o parlamentar.

Estão incluídos nesta mensagem delegados, investigadores, escrivães, peritos criminais, legistas e peritos odontolegistas, assim como comissários ingressos nos quadros permanentes da Polícia Civil entre 1.º de janeiro de 2004 e 12 de novembro de 2019. Esses poderão aposentar-se na forma da Lei Complementar n.º 51, de 20 de dezembro de 1985, considerando idade mínima de 55 anos, para ambos os sexos, bem como a paridade e integralidade; ou de 52 anos de idade, se mulher, e aos 53 anos, no caso dos homens, desde que cumprido o período adicional de contribuição correspondente ao tempo que faltaria para atingir o tempo de contribuição previsto na Lei.

PUBLICIDADE

O AM Post apoia a causa autista
blank

A mente de uma criança com Transtorno do Espectro Autista pode ser associada a um quebra-cabeças. Parece difícil de entendê-la no primeiro momento. Porém, quando utilizamos a metodologia certa as tornamos fácil e percebemos que as dificuldades podem ser superadas.

- Jorge Tertuliano

Faça parte da comunidade

  • Praticidade na informação

  • Notícias todos os dias

  • Compartilhe com facilidade

blank WhatsApp Telegram

Apoie o AM POST

O AM POST está há mais de 8 anos produzindo jornalismo sério e de qualidade. É uma luta constante manter este projeto com a seriedade e a qualidade que nos propomos.

Apoie

blank

Últimas notícias

blank
blank
blank
blank
blank
blank