O portal de notícias do Amazonas!

Pesquisar por em AM POST

Política

Donald Trump assume como o 47º presidente dos Estados Unidos em cerimônia histórica no Capitólio

O republicano Donald Trump volta à presidência dos Estados Unidos após 4 anos e terá maioria no Congresso.

Por Natan AMPOST

20/01/2025 às 13:24 - Atualizado em 20/01/2025 às 13:48

Notícias de política – Após uma vitória retumbante nas urnas e retomando o controle da Câmara e do Senado, Donald Trump, aos 78 anos, tomou posse como o 47º presidente dos Estados Unidos em uma cerimônia realizada dentro do Capitólio nesta segunda-feira (20). A mudança no local da cerimônia, devido às condições climáticas extremas, rompeu com a tradição de realizar a posse ao ar livre no gramado do Congresso.

A cerimônia teve início com Trump e sua esposa Melania chegando à Igreja de St. John para uma missa especial em honra à posse. O momento contou também com a presença de J.D. Vance, o novo vice-presidente dos EUA, acompanhado de sua esposa Usha. Após a missa, Trump e Melania seguiram para a Casa Branca, onde foram recebidos por Joe Biden e sua esposa, Jill Biden, para um chá que marcou um momento de cordialidade entre o atual presidente e o futuro presidente.

PUBLICIDADE

Enquanto isso, Kamala Harris, a vice-presidente incumbente, e seu marido, Douglas Emhoff, receberam J.D. Vance e sua esposa na Casa Branca, em um encontro que simbolizava a transição de poder no país. Um dos momentos mais marcantes do evento foi quando Joe Biden e Donald Trump viajaram juntos ao Capitólio em uma limusine presidencial, um gesto que transmitiu unidade e transição pacífica.

Ao chegarem ao Capitólio, Trump e Biden se juntaram aos ministros da Suprema Corte, que participaram da cerimônia de posse. O tenor Christopher Macchio, conhecido por suas apresentações em eventos do Partido Republicano, foi o responsável por cantar o hino nacional dos Estados Unidos, dando início oficial à posse.

No horário programado, às 14h (horário de Brasília), Trump entrou no salão nobre do Capitólio, onde foi formalmente empossado. O novo presidente fez seu juramento de posse, seguido pela posse de J.D. Vance como vice-presidente. A cerimônia foi marcada pela solenidade, mas também por uma demonstração de respeito mútuo entre os políticos, refletindo o compromisso com a continuidade da democracia norte-americana.

PUBLICIDADE

View this post on Instagram

PUBLICIDADE

A post shared by AM POST (@portalampost)

PUBLICIDADE

A transição de poder, embora marcada por um ambiente frio e adverso, simbolizou um novo capítulo na política dos Estados Unidos, com Donald Trump retornando ao cargo após uma pausa de quatro anos. A expectativa agora é de que ele implemente sua agenda política com uma série de decretos, que ele prometeu assinar ainda nesta segunda-feira.

Siga-nos no Google News

O AM POST está em todo lugar

Baixe agora mesmo o nosso app

Faça parte da comunidade

  • Praticidade na informação

  • Notícias todos os dias

  • Compartilhe com facilidade

WhatsApp Telegram
Sobre o TEA

O autismo não limita as pessoas. Mas o preconceito sim, ele limita a forma com que as vemos e o que achamos que elas são capazes.

Letícia Butterfield

Últimas notícias

Política

Itália diz que segue buscando Carla Zambelli e descarta pista recente sobre deputada foragida

Segundo Piantedosi, responsável pela segurança pública e pelas forças policiais italianas, as investigações seguem em curso.

há 8 minutos

Manaus

IML pede ajuda de familiares para reconhecer corpo de homem falecido em Manaus

Familiares têm 30 dias para fazer a retirada.

há 16 minutos

Polícia

Homens que tentaram levar bebê de hospital estão foragidos no Amazonas

Justiça decretou prisão preventiva após recurso.

há 36 minutos

Amazonas

Prefeito de Borba vai gastar quase R$ 8 milhões em transporte escolar com município inundado por cheia

Borba está entre os 42 municpíos do Amazonas em estado de emergência devido a cheia.

há 38 minutos

Brasil

Aposentados têm até 14 de novembro para aderir ao acordo e receber ressarcimento

Aposentados devem acessar aplicativo ou ir aos Correios para aderir ao acordo e garantir reembolso a partir de 24 de julho.

há 53 minutos