A notícia que atravessa o Brasil!

Pesquisar por em AM POST

Política

Eduardo Bolsonaro se licencia da Câmara para viver nos EUA e buscar ‘sanções’ contra Moraes

O mandato será assumido pelo missionário José Olímpio (PL-SP), segundo suplente do partido.

20/03/2025 às 14:24

Notícias de política – O deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP) pediu na terça-feira, 18, licença do mandato na Câmara dos Deputados para viver nos Estados Unidos, onde pretende “buscar sanções aos violadores dos direitos humanos”. Em postagem publicada nas redes sociais, o filho do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) disse ser alvo de perseguição, criticou o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes e chamou a Polícia Federal (PF) de “Gestapo”, a polícia secreta da Alemanha nazista.

“Irei me licenciar sem remuneração para que possa me dedicar integralmente e buscar sanções aos violadores de direitos humanos. Aqui, poderei focar em buscar as justas punições que Alexandre de Moraes e a sua Gestapo da Polícia Federal merecem”, afirmou ele, que está nos EUA desde o fim de fevereiro.

O mandato será assumido pelo missionário José Olímpio (PL-SP), segundo suplente do partido. Ele foi deputado federal por dois mandatos, entre 2011 até 2019, quando exerceu o cargo pelo PP e, depois, pelo DEM. O regimento da Casa diz que o suplente assume a cadeira após 120 dias de vacância.

Minutos após o anúncio, em entrevista ao canal “Conversa Timeline”, no YouTube, Eduardo afirmou que sua atuação nos Estados Unidos passa por advogar “a favor de eleições limpas e justas” – apesar de o governo Bolsonaro ter se empenhado em detectar fraudes no sistema eleitoral brasileiro sem conseguir encontrar nada.

PUBLICIDADE

Ele defendeu que o governo americano apenas reconheça “eleições onde ocorra ampla participação da oposição e também uma possibilidade de auditoria dos votos, uma recontagem”, sugerindo pressão internacional sobre o processo eleitoral brasileiro.

“Essa é a mensagem que eu levaria ao presidente (Donald) Trump. Mas as pessoas do entorno dele já estão muito conscientes do que está acontecendo. Nas próximas semanas a gente vai ter cada vez mais a participação da Casa Branca e do Congresso em segurar o ímpeto de ditadores”, afirmou ao jornalista Luís Ernesto Lacombe e ao blogueiro foragido da Justiça Allan dos Santos.

Eduardo declarou também, em entrevista à CNN Brasil, que pretende pedir asilo político ao governo americano. O asilo político é uma proteção concedida por um Estado a estrangeiros que comprovam estar sendo perseguidos na nação de origem.

O PL foi pego de surpresa pela decisão. Questionado pelo Estadão se sabia do plano do deputado – que também exerce a função de secretário de Relações Internacionais na sigla -, o senador Rogério Marinho (PL-RN), secretário-geral da legenda, afirmou que soube da informação pelas redes sociais.

PUBLICIDADE

Eduardo era o favorito para assumir a Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional – o seu partido deverá agora indicar o líder da oposição, deputado Zucco (PL-RS) -, o que era alvo contestação do PT, partido do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. O líder petista na Câmara, Lindbergh Farias (RJ), e o deputado federal Rogério Correia (PT-MG) entraram com um pedido no STF para que o passaporte do filho de Bolsonaro fosse apreendido.

Passaporte

Moraes havia pedido parecer da Procuradoria-Geral da República. Ontem, horas após a manifestação de Eduardo Bolsonaro, o procurador-geral, Paulo Gonet, declarou ser contrário ao pedido. “Os relatos dos noticiantes não contêm elementos informativos mínimos, que indiquem suficientemente a realidade de ilícito penal”, afirmou Gonet.

Na sequência, o ministro do Supremo arquivou a representação dos deputados petistas.

PUBLICIDADE

O PT acusava Eduardo de obstrução de investigação, coação no curso do processo e atentado à soberania, alegando que ele estaria articulando, com congressistas dos Estados Unidos, sanções contra o Brasil e o Supremo. Na representação, Lindbergh afirmou que “em total dissintonia com a realidade”, Eduardo “patrocina retaliações” contra o Brasil e Moraes.

A PGR argumentou que as ações de Eduardo Bolsonaro se inserem no exercício da atividade parlamentar e que não há provas concretas de crime. Gonet ressaltou que não há indícios de negociação com governos estrangeiros para atos que configurariam atentado à soberania nacional. O procurador-geral recomendou então o arquivamento da petição e o indeferimento dos pedidos apresentados.

‘Condenado’

Eduardo afirmou que sua decisão foi difícil, mas que era a melhor forma de “pressionar” Moraes, já que na sua opinião, Jair Bolsonaro “está condenado”. O julgamento da denúncia contra o chamado “núcleo 1” descrito pela PGR – grupo que inclui o ex-presidente e seus principais auxiliares – está marcada para a próxima semana, dia 25. Ontem, o STF definiu que a acusação contra outros 11 denunciados, do “núcleo 3”, será julgada nos dias 8 e 9 de abril (mais informações na pág. A10).

PUBLICIDADE

“Você pode botar o Ruy Barbosa para defender o pessoal do 8 de Janeiro ou Jair Bolsonaro. Vai ser preciso fazer uma exposição pública do que ele está fazendo, das atrocidades que está cometendo, para causar um constrangimento, e, quem sabe até, sanções contra ele. Porque você tem que ir onde está o conforto da pessoa.”

O deputado está em sua quarta viagem aos Estados Unidos apenas neste ano. A primeira ocorreu no começo de janeiro, quando ele foi ao lado da ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro para acompanhar a posse de Trump.

‘Nazifacismo’

Ao participar de um evento judaico, Jair Bolsonaro afirmou que a decisão anunciada pelo filho de se desligar temporariamente do mandato no Congresso é uma iniciativa para “combater o nazifascismo que avança sobre o nosso País”. Bolsonaro compareceu à cerimônia de abertura de uma exposição sobre o holocausto em Brasília, com a presença de autoridades, ativistas e representantes de entidades que atuam pela preservação da memória do povo judaico.

Em entrevista ao canal no YouTube, Eduardo chorou ao afirmar existir “uma possibilidade real” de “nunca mais” ver o pai. “É claro que ele queria ver o filho perto dele.”

Estadão Conteúdo

Declaração de Transparência

Este conteúdo pode ter sido produzido com o apoio de ferramentas de inteligência artificial, utilizadas para auxiliar na pesquisa, organização e estruturação do texto. Todo o material é revisado, editado e validado pela equipe editorial do AM Post.

O AM POST está em todo lugar

Baixe agora mesmo o nosso app

Faça parte da comunidade

  • Praticidade na informação

  • Notícias todos os dias

  • Compartilhe com facilidade

WhatsApp Telegram
Sobre o TEA

O autismo não limita as pessoas. Mas o preconceito sim, ele limita a forma com que as vemos e o que achamos que elas são capazes.

Letícia Butterfield

Últimas notícias

Polícia

Polícia Civil procura mulher investigada por atrair pedreiro para emboscada que terminou em homicídio em Manaus

Segundo a investigação, Carina Cavalcante Ribeiro teria atraído a vítima para o local onde o crime foi cometido no bairro Monte das Oliveiras.

há 3 minutos

Brasil

Gilmar Mendes deixa presidência da 2ª Turma do STF e aponta Operação Compliance Zero como maior desafio de Fux

Decano do STF diz que Operação Compliance Zero será o principal desafio de Luiz Fux.

há 8 minutos

Política

Veja quem são os deputados mais faltosos da Aleam no primeiro semestre de 2026

Levantamento aponta que a Assembleia Legislativa do Amazonas registrou 364 ausências em 59 sessões ordinárias realizadas em 2026.

há 53 minutos

Amazonas

Cinco búfalos morrem eletrocutados após suposta falha na rede elétrica em Nhamundá

Moradores da comunidade Santo Antônio do Mamuriacá relatam problemas frequentes no fornecimento de energia.

há 1 hora

Manaus

Festa da Vitória do Caprichoso em Manaus terá arrecadação de alimentos para Venezuela

Celebração do título do Festival de Parintins 2026 terá campanha solidária para ajudar famílias afetadas pela tragédia no país vizinho.

há 2 horas