Política

Política


A notícia que atravessa o Brasil!

Pesquisar por em AM POST

Educação inclusiva e abrangente, com fortalecimento de valores sociais é contemplada em leis de autoria do deputado Roberto Cidade

Também são de autoria do parlamentar a Lei que obriga as instituições públicas e privadas de ensino, a expedirem diploma em braile para os alunos com deficiência visual.

Por Hugo Guimarães

28/04/2023 às 14:48

Redação AM POST

PUBLICIDADE

A área da educação sempre foi uma das prioridades do mandato do deputado estadual Roberto Cidade (UB), presidente da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), e, neste Dia da Educação, quando a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) celebra a data, o parlamentar reforça iniciativas suas que favorecem o ensino abrangente e de qualidade.

Dentre as leis do parlamentar estão a Lei 5.518/2021, que dispõe sobre a Educação como Atividade Essencial no Estado do Amazonas; a Lei 5.632/2021, que autoriza o Poder Executivo a criar Curso Pré-vestibular Gratuito no Estado do Amazonas e a Lei 5.620/2021, que institui a campanha permanente de combate ao racismo nas escolas, eventos esportivos e culturais no Estado.

“A nossa lei que cria o Curso Pré-vestibular Gratuito é mais uma contribuição para que os alunos em situação de vulnerabilidade econômica tenham melhores condições de concorrer a uma vaga no ensino superior e, com isso, possam ter mais prosperidade na escolha da profissão futura. Me orgulho também de termos leis que buscam instituir o respeito à questão racial, que visa garantir o respeito ao diverso, como é o caso do diploma em braile, a que reforça a importância de difundirmos a literatura amazonense. Acredito que todas essas leis têm muito valor e contribuem para a educação do Amazonas”, opinou.

Também são de autoria do parlamentar a Lei 5.530/2021, que obriga as instituições públicas e privadas de ensino, a expedirem diploma em braile para os alunos com deficiência visual; a Lei 5.702/2021, que institui a Semana da Literatura Amazonense e a Lei 5.208/2021, que estabelece diretrizes sobre o Projeto Desperdício Zero, que visa diminuir o desperdício de alimentos da merenda nos estabelecimentos de ensino.

PUBLICIDADE

Marcos sobre educação

O encontro realizado pela Unesco e que é considerado como om marco para o ensino global aconteceu em Dakar, capital do Senegal, em 2000. Durante o Fórum Mundial da Educação, que contou com a participação de cerca de um mil representantes de mais de 100 países, foi explanado sobre as propostas para a educação que deveriam ser cumpridos pelos países dentro de 15 anos.

Em 2015, foi realizado um novo Fórum da Educação, dessa vez na Coreia do Sul, onde foram estabelecidas novas metas, válidas até o ano de 2030. Nesse segundo encontro, a Declaração de Icheon foi aprovada. O documento foi construído para incentivar os países a fornecerem educação inclusiva, igualitária e de qualidade, além de oportunidades de aprendizado para todos ao longo de toda a vida.

Declaração de Transparência

Este conteúdo pode ter sido produzido com o apoio de ferramentas de inteligência artificial, utilizadas para auxiliar na pesquisa, organização e estruturação do texto. Todo o material é revisado, editado e validado pela equipe editorial do AM Post.

O AM POST está em todo lugar

Baixe agora mesmo o nosso app

Faça parte da comunidade

  • Praticidade na informação

  • Notícias todos os dias

  • Compartilhe com facilidade

WhatsApp Telegram
Sobre o TEA

O autismo é um Universo Paralelo que incessantemente pede permissão para fixar-se no terreno dos saberes.

JESUS,D.F

Últimas notícias

Manaus

Passageira diz que motorista de ônibus que tombou em Manaus aparentava cansaço antes do acidente

Mulher que estava no veículo afirma que percebeu sinais de cansaço no condutor e relata que ele foi o primeiro a sair do ônibus.

há 7 minutos

Amazonas

Presidente do TCE-AM participa da 24ª Semana Jurídica do TCE-SP em São Paulo

Yara Amazônia Lins acompanhou debates sobre Direito Público e prestigiou homenagem ao ministro Mauro Campbell Marques durante o evento.

há 13 minutos

Manaus

Grávida de risco é atendida após se assustar com ônibus que tombou e deixou 21 feridos em Manaus

Passageiros do coletivo tiveram apenas escoriações e receberam atendimento médico, segundo o Corpo de Bombeiros.

há 30 minutos

Amazonas

MP-AM recomenda que Bradesco restabeleça caixas eletrônicos em Anori

Medida busca garantir novamente serviços de saque e depósito nos únicos terminais de autoatendimento do município.

há 40 minutos

Manaus

Ônibus que tombou após bater em árvore deixou 21 passageiros feridos em Manaus

Vítimas tiveram escoriações e foram encaminhadas para unidades de saúde

há 48 minutos