Política

Política


A notícia que atravessa o Brasil!

Pesquisar por em AM POST

Em protesto, maioria da bancada do Amazonas vota contra texto-base da reforma tributária

O texto foi aprovado pelo plenário da Câmara por 336 votos contra 142.

Por Natan AMPOST

10/07/2024 às 20:28 - Atualizado em 11/07/2024 às 18:59

A recente aprovação na Câmara dos Deputados do texto-base da regulamentação da reforma tributária (Projeto de Lei Complementar 68/24) que retira vantagens da Zona Franca de Manaus gerou reações intensas entre os parlamentares do Amazonas. A maioria dos deputados federais do estado manifestou seu descontentamento em relação à exclusão da maioria das sugestões pró-ZFM do texto final. Entre os oito representantes do Amazonas, apenas Silas Câmara (Republicanos-AM) votou a favor do projeto. O texto foi aprovado pelo plenário da Câmara por 336 votos contra 142.

PUBLICIDADE

O relator do PLP, deputado Reginaldo Lopes (PT-MG), recebeu mais de 20 emendas propostas pelos parlamentares amazonenses, porém, acatou diretamente apenas duas sugestões que beneficiam a ZFM. A primeira dessas emendas garante ao estado do Amazonas a criação de contribuições destinadas a financiar a Universidade do Estado do Amazonas (UEA), o Fundo de Desenvolvimento do Interior (FTI) e o Fundo de Micro e Pequenas Empresas (FMPES). Essa contribuição, que já existe no atual modelo de ICMS, poderá ser recriada com o IBS, o novo imposto estadual, estabelecendo uma contrapartida de 1,5% do total do faturamento das indústrias incentivadas, prevista para ser cobrada a partir de 2033.

A segunda alteração relevante diz respeito ao crédito presumido das indústrias situadas na ZFM. Com a reforma tributária alterando a arrecadação tributária da origem para o destino, foi garantido que os créditos obtidos pelas empresas da Zona Franca possam ser utilizados para abater a cobrança do imposto em outros estados, assegurando, assim, que o uso dos créditos da ZFM seja válido em outras regiões do país.

Para os deputados do Amazonas, a exclusão das outras sugestões é um duro golpe para a economia regional, que depende fortemente dos incentivos fiscais proporcionados pela ZFM.

A aprovação do PLP 68/24 ainda deverá passar pelo crivo do Senado Federal, onde os representantes do Amazonas esperam reverter algumas das decisões tomadas na Câmara. Isso porque no Senado o relator será o senador amazonense Eduardo Braga (MDB).

Declaração de Transparência

Este conteúdo pode ter sido produzido com o apoio de ferramentas de inteligência artificial, utilizadas para auxiliar na pesquisa, organização e estruturação do texto. Todo o material é revisado, editado e validado pela equipe editorial do AM Post.

O AM POST está em todo lugar

Baixe agora mesmo o nosso app

Faça parte da comunidade

  • Praticidade na informação

  • Notícias todos os dias

  • Compartilhe com facilidade

WhatsApp Telegram
Sobre o TEA

A mente de uma criança com Transtorno do Espectro Autista pode ser associada a um quebra-cabeças. Parece difícil de entendê-la no primeiro momento. Porém, quando utilizamos a metodologia certa as tornamos fácil e percebemos que as dificuldades podem ser superadas.

Jorge Tertuliano

Últimas notícias

Tentativa de feminicídio

Homem é preso após esfaquear a própria irmã dentro de casa no bairro Japiim

Suspeito foi detido em flagrante após atacar a irmã com golpes de faca. A vítima foi socorrida em estado de urgência e levada ao Hospital João Lúcio.

há 23 minutos

Tragédia

Funcionário invade fábrica da Bombril, mata três colegas a facadas e morre após ser preso

Suspeito era funcionário terceirizado, estava de folga e teria ido até a empresa para atacar colegas de trabalho. A motivação do crime ainda é investigada.

há 54 minutos

Homicídio

Homem é espancado até a morte após criminosos invadirem casa na Zona Leste de Manaus

Vítima dormia quando teve a residência invadida por três suspeitos e morreu após sofrer uma série de agressões.

há 1 hora

Política

Justiça condena Nikolas Ferreira a pagar R$ 20 mil ao PT por danos morais

Deputado foi condenado após chamar a legenda de “partido dos traficantes” nas redes sociais; decisão também determina a exclusão da publicação.

há 2 horas

Desaparecimento

Adolescentes desaparecidas em Manaus são vistas em rodoviária de Porto Velho, diz família

Jovens de 17 anos desapareceram após saírem para a escola; registro fotográfico reforça pista sobre possível paradeiro em Rondônia.

há 3 horas