Economia

Economia


A notícia que atravessa o Brasil!

Pesquisar por em AM POST

Emenda de Platiny é aprovada e amplia benefícios para o setor empresarial do AM

Os empresários do Amazonas não terão mais que pagar os 10% cobrados como honorários advocatícios da Procuradoria Geral do Estado (PGE).

Por Natan AMPOST

22/03/2017 às 16:00 - Atualizado em 23/03/2017 às 16:44

Com a aprovação de Emenda Modificativa e Supressiva apresentada pelo deputado Platiny Soares (DEM), ao Projeto de Lei nº 27/2016, que concede isenção de 100% das multas punitivas, mora, e dos juros dos créditos tributários constituídos do Imposto sobre Operações Relativas à Circulação de Mercadorias e sobre Prestação de Serviços de Transporte Interestadual e Intermunicipal e de Comunicação (ICMS), os empresários do Amazonas não terão mais que pagar os 10% cobrados como honorários advocatícios da Procuradoria Geral do Estado (PGE).

PUBLICIDADE

A matéria foi aprovada na manhã desta quarta-feira (22), durante sessão plenária que apreciou outras 14 propostas. De acordo com o parlamentar, as cobranças fixadas na execução fiscal, ou decorrente da cobrança extrajudicial vão de encontro aos interesses públicos e dificultam o pagamento de dívidas junto ao Estado.

“Não tenho restrição alguma quanto a Procuradoria Geral do Estado, contudo essa cobrança é abusiva, frente aos demais repasses feitos a órgãos como Defensoria e a própria Assembleia Legislativa do Amazonas”, explicou Platiny Soares.

A emenda foi aprovada por unanimidade dos votos, junto com a emenda aditiva nº 01, assinada pelo deputado Serafim Correa (PSB), que prevê a normatização das cobranças dos débitos. “A contribuição do deputado Serafim Correa, foi bastante pertinente e organizou a métrica de cobrança dos montantes devidos”, ressaltou Platiny Soares.
Conforme o novo texto, os débitos poderão ser parcelados em até 60 vezes, sendo os descontos reduzidos, de acordo com o número de parcelas escolhidas pelos devedores. Os descontos podem chegar a 70%.

A dispensa ainda alcança o Imposto sobre a propriedade de Veículos Automotores (IPVA) e o Imposto sobre Transmissão Causa Mortis e Doação de Quaisquer Bens ou Direito (ITCMD), ainda não constituídos, bem como o ICMS apurado das indústrias incentivadas pela Lei nº 2826 de 29 de setembro de 2003.

A proposta pede apenas que as contribuições financeiras das empresas, relativas ao período em que o débito teve origem estejam com a quitação em dia.

Declaração de Transparência

Este conteúdo pode ter sido produzido com o apoio de ferramentas de inteligência artificial, utilizadas para auxiliar na pesquisa, organização e estruturação do texto. Todo o material é revisado, editado e validado pela equipe editorial do AM Post.

O AM POST está em todo lugar

Baixe agora mesmo o nosso app

Faça parte da comunidade

  • Praticidade na informação

  • Notícias todos os dias

  • Compartilhe com facilidade

WhatsApp Telegram
Sobre o TEA

Hoje aprendi que à manifestação de carinho mais sincera é o de uma criança com Autismo! Estes anjos, tem a felicidade de ser veraz, não afetando-se com o meio.

Winaldario Santos

Últimas notícias

Polícia

Justiça revoga prisão de investigador da Polícia Civil envolvido em roubo milionário de ouro no Amazonas

A decisão foi tomada após novos elementos surgirem no processo, incluindo a apresentação de um homem que afirmou ser o motorista investigado no caso conhecido como “Operação Piloto de Fuga”.

há 6 minutos

Educação

Prouni abre inscrições para o 2º semestre nesta terça; veja quem pode participar

Programa oferece bolsas integrais e parciais em instituições privadas de ensino superior. Inscrições seguem até sexta-feira (10).

há 29 minutos

Amazonas

CIEE abre 90 vagas de estágio no Amazonas; veja quem pode participar e como se inscrever

Estudantes do Ensino Médio e de diversos cursos de graduação podem concorrer às oportunidades com inscrição gratuita pela internet ou atendimento presencial em Manaus.

há 32 minutos

Esporte

Bélgica goleia Estados Unidos e avança às quartas da Copa do Mundo

Seleção belga vence por 4 a 1 em Seattle, tem atuação inspirada de Charles De Ketelaere e enfrentará a Espanha na próxima sexta-feira (10).

há 1 hora

Copa do Mundo 2026

Espanha elimina Portugal e avança às quartas; Cristiano Ronaldo pode ter feito sua última Copa

Mikel Merino marcou nos minutos finais e garantiu a classificação espanhola. Aos 41 anos, Cristiano Ronaldo pode ter disputado sua despedida em Mundiais.

há 1 hora