Política

Política


A notícia que atravessa o Brasil!

Pesquisar por em AM POST

Emenda milionária do deputado Átila Lins destinada a Tabatinga vira alvo de investigação do MPF por falta de transparência

Repasses para a prefeitura de Tabatinga não estariam respeitando requisitos definidos pelo STF, conforme MPF.

Por Jonas Souza

18/11/2024 às 17:45 - Atualizado em 18/11/2024 às 17:48

O Ministério Público Federal (MPF) abriu um Procedimento Administrativo buscando investigar o destino de 1,5 milhão de emendas do deputado federal Átila Lins (PSD) à prefeitura do município de Tabatinga, no interior do Amazonas. As investigações foram publicadas no Diário Oficial do MPF desta segunda-feira (18) e o procedimento foi aberto na última quarta-feira (13). 

PUBLICIDADE

De acordo com os documentos oficiais publicados pelo Procurador da República no Amazonas, Guilherme Rodrigues Leal, as investigações mirando o deputado ocorreram após a  Notícia de Fato nº 1.13.001.000214/2024-48 ser autuada na Procuradoria da República em Tabatinga. O documento solicita investigações acerca do repasse no valor de R$1.500.000,00 por meio da emenda parlamentar individual impositiva sem finalidade definida (“emenda pix”) do parlamentar Átila Lins. 

Ainda segundo os documentos, o MPF investiga as emendas por supostamente não respeitarem os critérios de transparência definidos pelo Supremo Tribunal Federal (STF). O ministro Flávio Dino, chegou a ser relator de uma medida cautelar sob os moldes dos critérios definidos pela Corte. 

“O Plenário do Supremo Tribunal Federal concedeu medida cautelar, nos autos da ADI 7.688-DF, Relator Min. Flávio Dino, em 19/08/2024, para determinar que as transferências especiais – “Emendas PIX” – somente sejam realizadas com o atendimento aos requisitos constitucionais transparência e da rastreabilidade (art. 163-A da CRFB), conforme regulamentação administrativa de competência constitucional do Poder Executivo (art. 84, incs. II e IV, da CRFB), e, nessa medida, também determinou a adoção de diversas medidas para garantir controle, fiscalização, transparência e rastreabilidade da aplicação de tais recursos”, cita peça do MPF. 

Ao fim do documento, o Procurador determina que sejam instaurados os procedimentos de investigações com o objetivo de apurar os recebimentos da prefeitura de Tabatinga-AM do valor de R$1.500.000,00, através das “emendas pix”, do parlamentar Átila Lins. Fica também fixado o prazo de 1 ano para a conclusão do procedimento de investigação. 

O outro lado

A reportagem buscou o deputado federal Átila Lins (PSD) para detalhes em torno do destino das emendas e também um posicionamento em torno das investigações abertas pelo MPF. No entanto, até o fechamento desta matéria não recebemos retorno sobre o assunto. O espaço permanece aberto para qualquer posicionamento. 

Confira documentos MPF ÁTILA LINS

Declaração de Transparência

Este conteúdo pode ter sido produzido com o apoio de ferramentas de inteligência artificial, utilizadas para auxiliar na pesquisa, organização e estruturação do texto. Todo o material é revisado, editado e validado pela equipe editorial do AM Post.

O AM POST está em todo lugar

Baixe agora mesmo o nosso app

Faça parte da comunidade

  • Praticidade na informação

  • Notícias todos os dias

  • Compartilhe com facilidade

WhatsApp Telegram
Sobre o TEA

O Autismo traz limitações mas, isto não significa incapacidade. Todos temos alguma habilidade.

Nay Potarcio

Últimas notícias

Amazonas

Morre segunda vítima de incêndio devastador no Careiro da Várzea

Conhecido como “Malandragem”, homem estava internado desde o dia 7 de julho na Unidade de Queimados do Hospital 28 de Agosto. Suspeito de provocar o incêndio segue preso.

há 11 minutos

Após repercussão

Líder do Legendários no AM defende movimento após recomendação da Igreja Presbiteriana

Líder religioso afirmou que o projeto tem restaurado famílias e disse que muitas críticas são feitas com base em informações incompletas.

há 17 minutos

Investigação da PF

Lulinha: entenda nova investigação da PF autorizada pelo STF

Inquérito da Polícia Federal apura suposta atuação do filho do presidente Lula em negociações envolvendo cannabis medicinal no Ministério da Saúde; defesa nega irregularidades.

há 38 minutos

Brasil

Amazonas e Acre: civilização perdida na Amazônia pode ter abrigado 3 milhões de habitantes, diz pesquisa

Pesquisa revela que o povo Aquiry ocupou uma vasta área da Amazônia por mais de mil anos e deixou milhares de estruturas escondidas sob a floresta.

há 42 minutos

Marco histórico

MPAM empossa primeira promotora trans do Brasil

Cerimônia nesta sexta-feira (31), em Manaus, marca a entrada de seis novos membros no Ministério Público do Amazonas e um momento inédito para o sistema de Justiça brasileiro.

há 1 hora