Política

Política


A notícia que atravessa o Brasil!

Pesquisar por em AM POST

Flávio Dino suspende emendas até Congresso criar regras de transparência

A decisão atinge as ‘emendas Pix’, emendas individuais de transferência com finalidade definida e emendas de bancadas.

14/08/2024 às 18:56

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Flávio Dino suspendeu todas as emendas impositivas de parlamentares ao Orçamento da União até que o Congresso crie regras para a execução das emendas que observem requisitos de transparência, rastreabilidade e eficiência.

PUBLICIDADE

A decisão, que atende a pedido formulado pelo PSOL, atinge as ‘emendas Pix’, emendas individuais de transferência com finalidade definida e emendas de bancadas. As exceções são recursos enviados para obras já iniciadas e ações para atendimento de calamidade pública.

“Não é compatível com a Constituição Federal a execução de emendas ao Orçamento que não obedeçam a critérios técnicos de eficiência, transparência e rastreabilidade, de modo que fica impedida qualquer interpretação que confira caráter absoluto à impositividade de emendas parlamentares”, afirmou Dino no despacho.

O ministro também ressaltou que é dever do Executivo verificar se as emendas estão atendendo às regras constitucionais.

Estadão Conteúdo

Declaração de Transparência

Este conteúdo pode ter sido produzido com o apoio de ferramentas de inteligência artificial, utilizadas para auxiliar na pesquisa, organização e estruturação do texto. Todo o material é revisado, editado e validado pela equipe editorial do AM Post.

O AM POST está em todo lugar

Baixe agora mesmo o nosso app

Faça parte da comunidade

  • Praticidade na informação

  • Notícias todos os dias

  • Compartilhe com facilidade

WhatsApp Telegram
Sobre o TEA

Autismo: Todos na mesma maré, mas em embarcações diferentes.

Gretchen Stipp

Últimas notícias

Política

Enquanto PL-AM poupa Omar Aziz, Marcelo Ramos diz que chapa omarista não pode permitir a eleição de bolsonaristas no estado 

Enquanto Marcelo Ramos trata bolsonaristas como adversários da chapa omarista, lideranças do PL-AM seguem sem direcionar críticas a Omar Aziz.

há 24 minutos

Amazonas

Marinha conclui investigação sobre naufrágio no Encontro das Águas e caso será julgado pelo Tribunal Marítimo

Inquérito sobre o acidente com a lancha Lima de Abreu XV foi encerrado, mas as conclusões permanecem sob sigilo da Marinha do Brasil.

há 24 minutos

Polícia

Homem é preso após amarrar companheiro e incendiar casa no bairro Santo Antônio, em Manaus

Vítima foi resgatada por um vizinho antes de ser atingida pelas chamas; caso é investigado pela Polícia Civil.

há 47 minutos

Brasil

Nikolas Ferreira rebate fala de Lula sobre Palácio da Alvorada: “Desumano é morar na casa dos pobres”

Deputado do PL criticou declaração do presidente sobre a residência oficial e afirmou que a realidade da população de baixa renda.

há 1 hora

Brasil

Lula comete crime eleitoral ao pedir voto antecipado e deve ser punido de novo pelo TSE

Presidente discursou durante convenção e fez apelos por votos, apesar de a propaganda eleitoral ser permitida apenas a partir de 16 de agosto.

há 2 horas