A notícia que atravessa o Brasil!

Pesquisar por em AM POST

Política

Fraude no INSS gera discussão entre ministro Wolney Queiroz e senador Sergio Moro no Senado

Parlamentares discutem responsabilidades por fraudes e descontos indevidos em aposentadorias; ministro e ex-juiz trocam farpas durante audiência.

Por Natan AMPOST

15/05/2025 às 17:16

Notícias de política – A crise envolvendo os descontos indevidos em benefícios de aposentados do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) resultou em um embate direto entre o ministro da Previdência Social, Wolney Queiroz, e o senador Sergio Moro (União Brasil-PR), durante audiência pública na Comissão de Fiscalização e Controle do Senado, nesta quinta-feira (15).

PUBLICIDADE

A sessão, que tinha como objetivo esclarecer a atuação do governo diante das denúncias de fraudes no INSS, rapidamente se transformou em palco de acusações cruzadas entre o atual ministro e o ex-ministro da Justiça. A tensão aumentou após Wolney citar uma reportagem exibida pelo Jornal Nacional, da TV Globo, que revelou que as primeiras denúncias sobre os descontos indevidos teriam sido feitas em 2020 — período em que Moro ainda ocupava o cargo de ministro da Justiça no governo Bolsonaro.

Leia mais: MPF defende que dinheiro bloqueado de associações suspeitas de fraude no INSS seja usado para ressarcir aposentados

“Um servidor do INSS denunciou à Polícia Federal, em 2020, um esquema de fraudes envolvendo descontos indevidos em benefícios previdenciários. Isso foi revelado ontem pela imprensa. Senador Moro, à época ministro da Justiça, o senhor tomou alguma providência?”, questionou Wolney Queiroz.

A resposta veio com indignação. Moro negou que tenha tido conhecimento prévio da denúncia e acusou o ministro de tentar transferir responsabilidades. “Nunca chegou ao meu conhecimento. Mas ao do senhor chegou e nada foi feito. O senhor estava no ministério quando a fraude explodiu e agora quer jogar a culpa em mim”, rebateu o senador.

PUBLICIDADE

Wolney retrucou, afirmando que foi a atual gestão do presidente Lula que acionou a Polícia Federal para investigar os casos. “Nosso governo foi quem chamou a polícia. O senhor, como ministro da Justiça, tinha mais obrigação do que eu de agir”, disse o ministro.

A troca de farpas prosseguiu, e o clima esquentou. Pouco mais de uma hora após o início da audiência, Moro voltou a se pronunciar, afirmando que sua saída do Ministério da Justiça ocorreu em abril de 2020, meses antes da suposta denúncia revelada pela reportagem.

Declaração de Transparência

Este conteúdo pode ter sido produzido com o apoio de ferramentas de inteligência artificial, utilizadas para auxiliar na pesquisa, organização e estruturação do texto. Todo o material é revisado, editado e validado pela equipe editorial do AM Post.

O AM POST está em todo lugar

Baixe agora mesmo o nosso app

Faça parte da comunidade

  • Praticidade na informação

  • Notícias todos os dias

  • Compartilhe com facilidade

WhatsApp Telegram
Sobre o TEA

Um anjo pergunta à Deus: O que é um autista? E Deus lhe responde: É um de vocês que permito descer à Terra!

Lu Lena

Últimas notícias

Esporte

Próximo jogo do Brasil na Copa: veja data e horário nas oitavas de final

Seleção Brasileira derrotou os japoneses por 2 a 1 e agora terá quase uma semana de preparação para o mata-mata do Mundial.

há 10 minutos

Amazonas

Caprichoso conquista o pentacampeonato do Recicla, Galera 2026 no Festival de Parintins

Boi azul vence a edição de 2026 da competição ambiental e reforça liderança em ações de reciclagem durante o Festival Folclórico de Parintins.

há 37 minutos

Amazonas

Vídeo mostra fila de embarcações deixando Parintins após encerramento do festival

Milhares de turistas e torcedores iniciaram o retorno a Manaus na manhã desta segunda-feira (29).

há 55 minutos

Mundo

Laudo Azul: ação do deputado Mário César Filho leva consulta com neuropediatra para mais de 100 crianças em Manaus

Ação do deputado Mário César Filho amplia acesso ao diagnóstico de autismo e já reúne mais de 7 mil famílias cadastradas no Amazonas.

há 57 minutos

Brasil

Dono de páginas de fofocas é preso suspeito de inventar histórias de moradores e cobrar para apagar posts

Investigação aponta que jovem cobrava para remover publicações ofensivas e já é investigado por casos semelhantes.

há 1 hora

Ao Vivo