O genro e duas filhas do vice-prefeito de Maués recebram cargos na estrutura organizacional da prefeitura. A partir de janeiro, a gestão da cidade está sob comando da prefeita eleita em 2024, Macelly Veras (PDT) eleita ao lado de Paulo PP (PV).
As nomeações das filhas e do genro de Paulo PP foram publicadas no Diário Oficial da Associação Amazonense dos Municípios (AAM) no último dia 07 de janeiro.
PUBLICIDADE
George Gomes de Oliveira, genro do vice-prefeito, foi nomeado como secretário municipal de obras, transportes e serviços públicos. A filha de Paulo PP, Patrícia Catherine Borges de Almeida será a nova secretária municipal de Geração de Emprego e Renda da cidade. Outra filha de PP, Priscilla Caroline Borges de Almeida é a nova titular da representação do governo de Maués em Manaus.
Antes de vice prefeito, Paulo PP é empresário no ramo de navegação. As nomeações dos familiares do vice-prefeito na estrutura da prefeitura comandada por Macelly Veras foram assinadas por Rosely Oliveira, secretária de governo do município.
As nomeações podem gerar processos por nepotismo por parte da prefeitura.
PUBLICIDADE
Nepotismo
Nepotismo ocorre quando um agente público usa de sua posição de poder para nomear, contratar ou favorecer um ou mais parentes. O nepotismo é vedado, primeiramente, pela própria Constituição Federal, pois contraria os princípios da impessoalidade, moralidade e igualdade. Algumas legislações, de forma esparsa, como a Lei nº 8.112, de 1990 também tratam do assunto, assim como a Súmula Vinculante nº 13, do Supremo Tribunal Federal.
Confira as nomeações na integra
PUBLICIDADE
A prefeitura
A reportagem buscou comunicação com a prefeitura para um posicionamento a respeito do assunto. Até o fechamento desta matéria não conseguimos contato com a prefeitura de Maués. O espaço segue aberto para manifestações.