O portal de notícias do Amazonas!

Pesquisar por em AM POST

Política

Glauber Braga é retirado à força do plenário da Câmara durante protesto contra escala 6×1

Deputado federal protestava contra projeto que amplia jornada de trabalho; ação gerou polêmica e pode levar à cassação de seu mandato.

Por Ivan Mota

12/04/2025 às 11:41 - Atualizado em 14/04/2025 às 10:30

(Foto: Divulgação)

Resumo: Glauber Braga, deputado do PSOL-RJ, foi retirado à força do plenário da Câmara após protestar contra o projeto da escala 6×1 no serviço público, que prevê seis dias de trabalho por um de descanso. Ele resistiu dormindo no local, mas foi imobilizado por seguranças, gerando polêmica nas redes sociais. O ato dividiu opiniões: apoiadores elogiaram sua resistência, enquanto críticos, incluindo colegas parlamentares, consideram a possibilidade de processo por quebra de decoro, que pode levar à cassação.

O deputado federal Glauber Braga (PSOL-RJ) foi retirado à força do plenário da Câmara dos Deputados por agentes de segurança da Casa, após protagonizar um ato de protesto contra o projeto que institui a chamada escala 6×1 no serviço público. O episódio ocorreu enquanto o parlamentar permanecia no local em resistência à medida, dormindo no chão do salão onde ocorrem as sessões legislativas.

PUBLICIDADE

Em vídeo publicado pelo próprio deputado nas redes sociais, é possível vê-lo sendo imobilizado e carregado pelos braços e pernas por policiais legislativos. A ação gerou repercussão imediata nas redes sociais, dividindo opiniões entre apoiadores e críticos do parlamentar.

Segundo informações divulgadas pelo perfil @portalgr1, Braga optou por permanecer no plenário como forma de manifestação contra o projeto, que ele classifica como um retrocesso aos direitos dos trabalhadores. A escala 6×1 prevê seis dias consecutivos de trabalho para apenas um dia de descanso, o que, na visão de críticos, pode precarizar ainda mais as relações de trabalho, sobretudo no serviço público.

A postura de Braga, embora vista por apoiadores como um ato de coragem e resistência, não foi bem recebida por parte de seus colegas parlamentares. Existe, inclusive, a possibilidade de abertura de processo por quebra de decoro parlamentar, o que pode resultar em sua cassação, caso haja maioria favorável à medida.

PUBLICIDADE

O AM POST está em todo lugar

Baixe agora mesmo o nosso app

Faça parte da comunidade

  • Praticidade na informação

  • Notícias todos os dias

  • Compartilhe com facilidade

WhatsApp Telegram
Sobre o TEA

Essas crianças autistas não estão fugindo ou escondendo-se, elas, de fato, estão perdidas, à espera de que alguém va ao seu alcance.

Anne Alvarez

Últimas notícias

Eleições 2026

Eleições 2026: Maria do Carmo perde apoio de parentes para Omar Aziz

Cunhados da pré-candidata ao governo do Amazonas subiram no palanque de seu principal adversários nas eleições de 2026.

há 8 minutos

Brasil

Onça-pintada que devorou caseiro pode morrer a qualquer momento: ‘Estado grave de saúde’

Animal de 9 anos foi capturado três dias após ataque fatal e está sob cuidados no Centro de Reabilitação de Animais Silvestres.

há 33 minutos

Brasil

Equipe médica de Bolsonaro descarta complicações pós-cirúrgicas

Boletim informa que não há necessidade de novos procedimentos.

há 33 minutos

Brasil

Após fiasco de público em 2024, Lula deixa ato do 1º de Maio fora da agenda

Presidente não participará das comemorações devido à fragmentação das centrais sindicais e agenda internacional cheia.

há 1 hora