A notícia que atravessa o Brasil!

Pesquisar por em AM POST

Política

Glória Carratte diz aguardar decisão da Justiça para retornar à Câmara de Manaus

Ex-vereadora afirma já ter sido diplomada pelo TRE-AM e espera definição sobre processo que discute vaga na CMM.

Por Arquipo Goes

02/06/2026 às 10:36 - Atualizado em 02/06/2026 às 11:38

Gloria carratte durante entrevista sobre seu retorno à câmara municipal de manaus

FOTO: AM POST

Resumo:

A ex-vereadora Glória Carratte afirmou que aguarda uma decisão da Justiça Eleitoral para retornar à Câmara Municipal de Manaus (CMM). Diplomada pelo TRE-AM após decisão relacionada à cota de gênero, ela disse que está pronta para reassumir o mandato assim que houver autorização judicial.

 

Notícias de Política – A ex-vereadora Glória Carratte afirmou nesta semana que aguarda os próximos desdobramentos na Justiça Eleitoral para retornar à Câmara Municipal de Manaus (CMM). A declaração foi dada durante o lançamento da Operação Mulher Segura, realizado na capital amazonense.

PUBLICIDADE

Segundo a parlamentar, ela já foi diplomada pelo Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE-AM) e acredita que está apta a reassumir uma cadeira no Legislativo municipal, dependendo apenas da conclusão dos trâmites judiciais.

Leia também: STJ marca depoimentos de mulheres que acusam ministro Marco Buzzi de assédio sexual

Ex-vereadora afirma que já foi diplomada

Durante entrevista, Glória Carratte destacou sua experiência política e afirmou estar preparada para retornar ao cargo.

A ex-parlamentar disse que recebeu a diplomação da Justiça Eleitoral e que uma tentativa de posse chegou a ser comunicada oficialmente à Câmara Municipal de Manaus. No entanto, segundo ela, o procedimento não foi concluído devido a recursos ainda em tramitação.

“Eu já estou com o meu diploma, diplomada de fato e de direito pela Justiça do TRE. Estou apenas aguardando”, declarou.

PUBLICIDADE

Processo envolve discussão sobre cota de gênero

Glória Carratte afirmou que o caso está relacionado a uma decisão da Justiça Eleitoral envolvendo a aplicação das regras de cota de gênero nas eleições.

Segundo a ex-vereadora, o julgamento no TRE-AM teve placar favorável à sua tese e agora aguarda a análise de recursos apresentados à Justiça.

Ela ressaltou que pretende assumir o cargo apenas após a conclusão dos procedimentos legais.

“Nós não queremos nada que não seja dentro da lei. Eu só vou cumprir o que a lei diz”, afirmou.

Expectativa por nova análise judicial

De acordo com Carratte, a expectativa é que uma nova análise do processo ocorra nos próximos dias. Ela disse acreditar que a questão será resolvida após o exame dos recursos pendentes.

A ex-vereadora também defendeu a ampliação da participação feminina na política e afirmou que casos relacionados à cota de gênero são importantes para garantir maior representação das mulheres nos espaços de poder.

Enquanto aguarda uma definição judicial, Glória Carratte mantém a expectativa de retornar ao Parlamento municipal após mais de duas décadas de atuação política em Manaus.

Declaração de Transparência

Este conteúdo pode ter sido produzido com o apoio de ferramentas de inteligência artificial, utilizadas para auxiliar na pesquisa, organização e estruturação do texto. Todo o material é revisado, editado e validado pela equipe editorial do AM Post.

O AM POST está em todo lugar

Baixe agora mesmo o nosso app

Faça parte da comunidade

  • Praticidade na informação

  • Notícias todos os dias

  • Compartilhe com facilidade

WhatsApp Telegram
Sobre o TEA

O autismo é um Universo Paralelo que incessantemente pede permissão para fixar-se no terreno dos saberes.

JESUS,D.F

Últimas notícias

Manaus

Cesta básica sobe em Manaus e fica quase R$ 13 mais cara em junho

Pesquisa do Procon Manaus aponta aumento impulsionado pelo setor hortifrúti e revela grande variação de preços entre supermercados da capital.

há 30 segundos

Política

“Arregou”: Salazar não aparece em debate ao vivo e vira alvo de Claudeni

Debate entre os dois aconteceria ao vivo nesta quarta-feira nas redes sociais, mas vereador não participou da transmissão.

há 43 minutos

Amazonas

Enem 2026 entra na reta final: estudantes da rede pública devem confirmar inscrição até sexta-feira

Alunos da 3ª série do Ensino Médio foram inscritos automaticamente.

há 1 hora

Brasil

Após críticas, Alcione revela motivo de falhas durante Hino Nacional no Maracanã

Artista afirma que falhas na execução do Hino Nacional ocorreram por problemas técnicos que impediram ela e Belo de ouvirem o retorno de áudio.

há 1 hora

Polícia

PC-AM busca adolescente desaparecida no bairro Morro da Liberdade, em Manaus

Júlia Letícia Reis da Cruz, de 13 anos, foi vista pela última vez na zona sul da capital amazonense.

há 2 horas