Governador Wilson Lima sai em defesa de Bolsonaro e critica possível condenação
Na postagem, Lima afirmou que “Condenar Bolsonaro por um golpe inexistente seria um erro grave.
- Foto: Redes sociais / Wilson Lima
Notícias de Política – O governador do Amazonas, Wilson Lima (União Brasil), voltou a manifestar apoio ao ex-presidente Jair Bolsonaro, desta vez por meio de publicação no X (antigo Twitter). Na postagem, Lima afirmou que “Condenar Bolsonaro por um golpe inexistente seria um erro grave.
PUBLICIDADE
Leia mais: Justiça manda vereador Salazar excluir vídeo com fake news e ataques ao governador Wilson Lima
“O STF concluiu hoje uma etapa do julgamento do ex-presidente Jair Bolsonaro. Nos próximos dias, decisões importantes definirão o rumo do nosso país. É hora de buscar pacificação nacional, segurança jurídica e respeito à verdade”, escreveu Wilson Lima.
O governador, aliado declarado de Bolsonaro, participou recentemente em São Paulo de uma manifestação pró-anistia ao ex-presidente, reforçando seu alinhamento político dentro da fidelidade ao bolsonarismo.
- prints Governador Wilson Lima sai em defesa de Bolsonaro e critica possível condenação
O julgamento
A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) suspendeu no início da tarde desta quarta-feira (3) o julgamento do ex-presidente Jair Bolsonaro e de mais sete réus do núcleo 1 da trama golpista. O julgamento será retomado na próxima terça-feira (9) pela manhã, quando serão ouvidos os votos dos ministros. 

Foram destinadas oito sessões para análise do caso, marcadas para os dias 2, 3, 9, 10 e 12 de setembro. A votação que vai condenar ou absolver os réus deve começar somente nas próximas sessões. As penas podem passar de 30 anos de prisão.
PUBLICIDADE
Na manhã de hoje, os advogados de defesa de quatro réus puderam fazer suas explanações sobre o processo.
A defesa do general Augusto Heleno, ex-ministro-chefe do Gabinete de Segurança Institucional (GSI), procurou demonstrar que seu cliente teria se distanciado de Jair Bolsonaro, por isso nunca conversou com o ex-presidente sobre qualquer tentativa de golpe.
Os advogados do ex-presidente Jair Bolsonaro afirmaram que “não há uma única prova” da participação dele na trama golpista. Para o advogado Celso Vilardi, Bolsonaro foi “dragado” para os fatos investigados pela Polícia Federal e não atentou contra o Estado Democrático de Direito.
O advogado do ex-ministro da Defesa Paulo Sérgio Nogueira disse que seu cliente tentou demover Jair Bolsonaro de tentativas de golpe de Estado. Para Andrew Fernandes, “está mais do que provado que o general Paulo Sérgio é inocente”.
Por último, falou o advogado José Luis Mendes de Oliveira Lima, que defende o general Walter Braga Netto. Segundo ele, seu cliente pode ser condenado a morrer na cadeia com base em uma “delação premiada mentirosa” do tenente-coronel Mauro Cid, antigo ajudante de ordens do ex-presidente Jair Bolsonaro. Braga Netto foi ex-ministro da Casa Civil e vice de Jair Bolsonaro na chapa que concorreu à presidência da República de 2022.
Encontrou algum erro? Clique aqui e nos ajude a melhorar a informação
Declaração de Transparência
Este conteúdo pode ter sido produzido com o apoio de ferramentas de inteligência artificial, utilizadas para auxiliar na pesquisa, organização e estruturação do texto. Todo o material é revisado, editado e validado pela equipe editorial do AM Post.
Siga-nos







