Governadores darão o cano em Lula em evento petista alusivo ao 8 de janeiro
Tarcísio de Freitas, Romeu Zema, Eduardo Leite, Ratinho Júnior, Jorginho Mello, Cláudio Castro e Ronaldo Caiado não devem comparecer ao evento.
- Foto: Reprodução
Nesta quinta-feira, 4, a Folha relata que governadores de oposição ao governo Lula planejam não marcar presença no ato programado pelo Palácio do Planalto em comemoração ao 8 de janeiro, que acontecerá na próxima segunda-feira.
PUBLICIDADE
O evento, idealizado por Lula, está previsto para reunir cerca de 500 convidados, incluindo ministros do Supremo, parlamentares, governadores e outras autoridades, bem como representantes da sociedade civil. Contudo, o governo federal não conseguiu escapar da falta de originalidade, adotando o lema “Democracia Inabalada”, o mesmo utilizado pelo STF após os recentes ataques à instituição.
Os governadores de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSDB), Paraná, Ratinho Júnior (PSD), Santa Catarina, Jorginho Mello (PL), Rio de Janeiro, Cláudio Castro (PL), e Goiás, Ronaldo Caiado (União), não devem participar do evento.
Tarcísio e Eduardo Leite estão em período de férias; Zema e Castro buscam evitar desconfortos com o ex-presidente Jair Bolsonaro; Jorginho Mello e Ratinho Júnior já têm compromissos previamente agendados, enquanto Caiado realizará um check-up, após uma cirurgia cardíaca em dezembro de 2022.
O entorno de Tarcísio de Freitas considera o evento de Lula mais político do que institucional, e há a expectativa de que o ato seja esvaziado. A Folha destaca que alguns observadores enxergam o 8 de janeiro passado como um ato de vandalismo, mas não como um golpe de Estado.
Parece que os governadores perceberam que Lula está ávido por mais uma boa foto, mas optam por se ausentar, aparentemente evitando envolvimento em um evento considerado mais político do que propriamente institucional.
Encontrou algum erro? Clique aqui e nos ajude a melhorar a informação
Declaração de Transparência
Este conteúdo pode ter sido produzido com o apoio de ferramentas de inteligência artificial, utilizadas para auxiliar na pesquisa, organização e estruturação do texto. Todo o material é revisado, editado e validado pela equipe editorial do AM Post.
Siga-nos






