Política

Política


A notícia que atravessa o Brasil!

Pesquisar por em AM POST

Governadores darão o cano em Lula em evento petista alusivo ao 8 de janeiro

Tarcísio de Freitas, Romeu Zema, Eduardo Leite, Ratinho Júnior, Jorginho Mello, Cláudio Castro e Ronaldo Caiado não devem comparecer ao evento.

Por Hugo Guimarães

04/01/2024 às 09:15

Nesta quinta-feira, 4, a Folha relata que governadores de oposição ao governo Lula planejam não marcar presença no ato programado pelo Palácio do Planalto em comemoração ao 8 de janeiro, que acontecerá na próxima segunda-feira.

PUBLICIDADE

O evento, idealizado por Lula, está previsto para reunir cerca de 500 convidados, incluindo ministros do Supremo, parlamentares, governadores e outras autoridades, bem como representantes da sociedade civil. Contudo, o governo federal não conseguiu escapar da falta de originalidade, adotando o lema “Democracia Inabalada”, o mesmo utilizado pelo STF após os recentes ataques à instituição.

Os governadores de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSDB), Paraná, Ratinho Júnior (PSD), Santa Catarina, Jorginho Mello (PL), Rio de Janeiro, Cláudio Castro (PL), e Goiás, Ronaldo Caiado (União), não devem participar do evento.

Tarcísio e Eduardo Leite estão em período de férias; Zema e Castro buscam evitar desconfortos com o ex-presidente Jair Bolsonaro; Jorginho Mello e Ratinho Júnior já têm compromissos previamente agendados, enquanto Caiado realizará um check-up, após uma cirurgia cardíaca em dezembro de 2022.

O entorno de Tarcísio de Freitas considera o evento de Lula mais político do que institucional, e há a expectativa de que o ato seja esvaziado. A Folha destaca que alguns observadores enxergam o 8 de janeiro passado como um ato de vandalismo, mas não como um golpe de Estado.

Parece que os governadores perceberam que Lula está ávido por mais uma boa foto, mas optam por se ausentar, aparentemente evitando envolvimento em um evento considerado mais político do que propriamente institucional.

Declaração de Transparência

Este conteúdo pode ter sido produzido com o apoio de ferramentas de inteligência artificial, utilizadas para auxiliar na pesquisa, organização e estruturação do texto. Todo o material é revisado, editado e validado pela equipe editorial do AM Post.

O AM POST está em todo lugar

Baixe agora mesmo o nosso app

Faça parte da comunidade

  • Praticidade na informação

  • Notícias todos os dias

  • Compartilhe com facilidade

WhatsApp Telegram
Sobre o TEA

Hoje aprendi que à manifestação de carinho mais sincera é o de uma criança com Autismo! Estes anjos, tem a felicidade de ser veraz, não afetando-se com o meio.

Winaldario Santos

Últimas notícias

Justiça

“Quero ver me prender”: suspeito de homicídio provoca a polícia e acaba preso em Manaus

Homem foi localizado em uma cooperativa de ônibus na Zona Leste de Manaus e começará a cumprir pena de mais de 14 anos de prisão pelo assassinato ocorrido em 2010.

há 27 minutos

Brasil

Homem com autismo é executado a tiros ao tentar escapar de assalto

Marcelo de Alcântara Brito, de 40 anos, foi perseguido e baleado por um criminoso que tentou roubar seu cordão. O suspeito fugiu sem levar o objeto.

há 44 minutos

Política

Flávio Bolsonaro anuncia Alfredo Gaspar como vice e define chapa do PL para a disputa presidencial

Deputado federal por Alagoas foi escolhido após semanas de negociações internas e terá a missão de reforçar a campanha bolsonarista no Nordeste.

há 58 minutos

Polícia

Conselheiro do tribunal do crime é preso após jovem ser brutalmente torturado em matagal no AM

Vítima conseguiu fugir durante o chamado “tribunal do crime” e revelou à polícia detalhes da violência sofrida. Outros envolvidos seguem foragidos.

há 1 hora

Violência Familiar

Nova Suzane Richthofen? Idoso morre ao levar facada do namorado da neta

Idoso ficou mais de um mês internado após ser atingido por cinco facadas; antes de morrer, apontou o companheiro da neta como autor do ataque.

há 2 horas