A notícia que atravessa o Brasil!

Pesquisar por em AM POST

Política

Governo Lula já discute a portas fechadas hipótese de ‘novas eleições’ na Venezuela

Pela ideia em debate, seria promovido uma espécie de “segundo turno” somente entre o ditador Nicolás Maduro e o opositor Edmundo González.

13/08/2024 às 21:55

Integrantes do governo Luiz Inácio Lula da Silva discutem, a portas fechadas, a hipótese de que a controvérsia sobre o resultado da eleição presidencial na Venezuela seja resolvida por meio da convocação de uma nova eleição.

Pela ideia em debate, seria promovido uma espécie de “segundo turno” somente entre o ditador Nicolás Maduro e o opositor Edmundo González. Embora informal, a ideia já foi levada ao conhecimento do petista.

A realização da nova votação dependeria de outro acordo entre as forças políticas venezuelanas e de determinadas condições, como a ampla presença de comitivas de observação internacionais, a promessa de anistia política aos perdedores – algo já defendido pela Colômbia – e o relaxamento das sanções contra o regime chavista.

PUBLICIDADE

O governo brasileiro entende que a manutenção das sanções indispôs a ditadura de Maduro a aceitar a presença de membros da União Europeia, por exemplo.

O jornal Valor Econômico noticiou que o ex-chanceler Celso Amorim, assessor especial de Lula, fez a sugestão a Lula e que o presidente a reproduziu verbalmente, durante a reunião ministerial realizada na quinta-feira passada, dia 8, no Palácio do Planalto.

O Estadão confirmou com a equipe de Amorim que a ideia está em discussão, inclusive tendo sido aventada por outros interlocutores do presidente. A possibilidade depende de ser ainda mais lapidada. A Assessoria Especial da Presidência ponderou que não se trata ainda de uma proposta formal acabada a ser apresentada pelo País.

“É como se fosse um segundo turno das eleições”, afirmou Amorim ao Valor. “Essa ideia não é nova, existe desde o início do problema. Se quiserem negociar um pacote em torno dessas coisas, com o fim das sanções, é possível fazer uma espécie de segundo turno, com um bom acompanhamento internacional.”

O presidente Lula deve conversar sobre esse cenário ao telefone com os presidentes do México, Andrés Manuel López Obrador, e da Colômbia, Gustavo Petro, ainda nesta semana. O telefonema vem sendo adiado, segundo integrantes do governo, por dificuldades de agenda.

Depois, a ideia do governo Lula é levar o trio para uma conversa conjunta, também virtual, com Maduro. Em seguida, eles fariam a mesma rodada de contato direto com González. Essa é a saída que o Palácio do Planalto desenhou depois que Maduro solicitou um telefonema a Lula.

Oficialmente, o Itamaraty segue defendendo, ao lado das chancelarias de México e Colômbia, que é necessário obter dados de forma transparente, detalhada e completa sobre a votação realizada em 28 de julho. Os países pressionam o órgão eleitoral venezuelano, controlado pelo chavismo, a fornecer as atas eleitorais por mesa de votação e pedem a permissão de uma verificação imparcial dos resultados.

PUBLICIDADE

Sem divulgar qualquer evidência comprobatória, o Conselho Nacional Eleitoral (CNE) anunciou a reeleição de Maduro por 52% a 43% de González.

Já a oposição coletou e publicou online cópias de 25 mil atas eleitorais (82% do total das mesas) e disse que sua contagem dá vitória ao desafiante, por margem inatingível para Maduro.

Duas semanas depois do pleito, cresce entre atores internacionais – e mesmo no governo brasileiro – o ceticismo com a possibilidade de divulgação real dessas atas.

O regime alega ter entregado todo o conteúdo delas ao Tribunal Supremo de Justiça (TSJ), para uma que seja realizada uma “certificação” da reeleição de Maduro. A corte diz que seu pronunciamento será definitivo e inapelável, embora os países da região digam que essa não é uma atribuição do Judiciário, mas sim do CNE.

Ao mesmo tempo, potências aliadas que apoiam os esforços de interlocução se mostram mais receosos com o caminho escolhido pelo governo Lula e veem ambiguidades e contradições na condução do Brasil, que não exige uma verificação externa do pleito.

Na semana passada, Celso Amorim havia dito que considerar essas atas eleitorais inservíveis – pelo tempo decorrido e pela chance de que tenham sido fraudadas ou falsificadas – seria o mesmo que pregar a realização de novas eleições.

Integrantes das diplomacias da França e dos Estados Unidos, com experiência em Caracas, afirmam sob reserva que não está claro ainda se o objetivo de Maduro é forçar a realização de novas eleições – seja pelo TSJ ou por via diplomática – por ter de fato perdido a votação para González.

Na prática, a oposição já ofereceu por meio de entrevistas e cartas condições de anistia e garantias a ele, assessores e comandantes militares, a fim de que aceitem uma transição de poder. Mas foram ignorados.

Estadão Conteúdo

Declaração de Transparência

Este conteúdo pode ter sido produzido com o apoio de ferramentas de inteligência artificial, utilizadas para auxiliar na pesquisa, organização e estruturação do texto. Todo o material é revisado, editado e validado pela equipe editorial do AM Post.

O AM POST está em todo lugar

Baixe agora mesmo o nosso app

Faça parte da comunidade

  • Praticidade na informação

  • Notícias todos os dias

  • Compartilhe com facilidade

WhatsApp Telegram
Sobre o TEA

A mente de uma criança com Transtorno do Espectro Autista pode ser associada a um quebra-cabeças. Parece difícil de entendê-la no primeiro momento. Porém, quando utilizamos a metodologia certa as tornamos fácil e percebemos que as dificuldades podem ser superadas.

Jorge Tertuliano

Últimas notícias

Política

Vereador Jander Lobato revida ataque de Coronel Rosses e sessão termina em confusão na CMM: “é um frustrado”

Parlamentar bolsonarista chamou vereadores da base da prefeitura de “súditos do crime”.

há 22 minutos

Polícia

Justiça manda transferir presos após motim e superlotação em delegacia do interior do Amazonas

Decisão atende pedido do MPAM e busca reduzir riscos à segurança de servidores e da população.

há 26 minutos

Esporte

CazéTV pode perder direitos da Copa do Mundo de 2030 após questionamentos da Fifa

Entidade avalia possível conflito de interesses envolvendo a estrutura societária da LiveMode, empresa ligada à operação da CazéTV

há 42 minutos

Educação

UEA alerta que empresas que ignorarem a Inteligência Artificial podem perder competitividade

Escola de Tecnologia destaca que uso estratégico da IA já é decisivo para produtividade, inovação e crescimento dos negócios

há 48 minutos

Concurso da CMM

Presidente da CMM esclarece situação dos aprovados em concurso público da Câmara

Presidente da Câmara afirmou que convocação ocorrerá em dezembro para aprovados sem pendências judiciais; tema foi levantado pelo vereador Rodrigo Guedes

há 1 hora