Com Jair Bolsonaro (PSL) e Fernando Haddad (PT) isolados na liderança das pesquisas eleitorais, o Brasil caminha para um segundo turno.
A pulverização do centro estimulou a criação de um manifesto, divulgado nesta terça-feira (02), por uma chapa única que fortaleça uma terceira via.
PUBLICIDADE
A sugestão é de uma chapa #Alcirina – união das candidaturas de Geraldo Alckmin (PSDB), Ciro Gomes (PDT) e Marina Silva (Rede) – encabeçada por Ciro, que pontua melhor nas pesquisas.
Em troca da desistência dos adversários, Ciro incorporaria pontos das propostas dos outros candidatos, assim como a garantia que seus partidos teriam posição de destaque em seu governo.
A organização do manifesto informou para EXAME que ele foi enviado para a equipe dos três candidatos, e que pessoas próximas a Ciro já se manifestaram positivamente.
PUBLICIDADE
O candidato do PSDB à Presidência, Geraldo Alckmin, afirmou nesta quinta-feira (4) que considera ótima a proposta de união ainda no primeiro turno mas disse que não abre mão de sua candidatura ao Palácio do Planalto antes da votação de domingo.
“Acho ótima a proposta, mas nós queremos receber o apoio do Ciro, da Marina e dos demais candidatos”, disse Alckmin a repórteres após conceder entrevista à Rádio Tupi, no Rio de Janeiro.
PUBLICIDADE
Segundo o tucano, que não conseguiu decolar nas pesquisas apesar de ter cerca de metade de todo o tempo de propaganda eleitoral no rádio e na TV, é muito difícil que alguém possa abrir mão da candidatura na reta final da disputa para o primeiro turno.