Política

Henrique Oliveira ganha título de cidadão amazonense na Aleam

A proposta é de autoria do então deputado estadual, Wanderley Dallas.

Redação AM POST

A Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) concedeu, na manhã desta quinta-feira (14), o Título de Cidadão do Amazonas ao ex-vice-governador Henrique Oliveira, que teve que teve seu mandato cassado junto ao de José Melo (governador) em 2017. A propositura foi do ex-deputado estadual Wanderley Dallas, em 2016, subscrita pelo ex-deputado e atual Conselheiro do Tribunal de Contas do Estado (TCE-AM), Josué Neto, e proposta pelo deputado Tony Medeiros (PSD) nesta legislatura.

Continua depois da Publicidade

Tony Medeiros discursou sobre o histórico de Henrique Oliveira. Ele lembrou que começou sua carreira política no movimento estudantil quando morava em Recife, em 1982, depois migrou para Brasília como assessor parlamentar e, em 1994, chegou ao Amazonas onde se estabeleceu como radialista, repórter e apresentador de TV.

“Henrique foi relator da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que prorrogou a Zona Franca, por mais 50 anos, foi vice-governador e hoje empreende no ramo da comunicação. Quero agradecer a oportunidade de fazer justiça, quando entrego o Título de Cidadão do Amazonas a esse homem que escolheu nosso Estado como sua casa. Esse momento não é uma homenagem ao vereador, nem ao deputado federal, nem ao vice-governador, mas ao ser humano Henrique Oliveira”, falou Tony Medeiros.

O presidente da Aleam, deputado Roberto Cidade (PV), fez questão de também falar sobre o homenageado, afirmando que Henrique Oliveira deu sua contribuição ao Estado. “É uma homenagem a quem tanto fez pelo Amazonas, fico muito feliz em estar nessa sessão, ao entregar o título a quem de fato tanto contribuiu para o Amazonas”, resumiu.

Continua depois da Publicidade

Henrique Oliveira, que é natural de Florianópolis, citou a família presente na Aleam para acompanhar a solenidade. “É um sonho realizado. Já subi à tribuna da Câmara de Manaus, da Câmara Federal, entretanto é a primeira vez que subo à tribuna do plenário Ruy Araújo. Me sinto muito feliz com a presença da minha família e dos amigos”, resumiu.

Ele também falou de seu projeto político futuro. “Meu projeto político é majoritário para o ano que vem. Eu tenho conversado com muita gente e eu acho que as pessoas não me veem, neste momento, como candidato a deputado estadual ou federal, pela importância do cargo e por nomes que realmente já entraram no inconsciente coletivo das pessoas. Sem soberba nenhuma, mas eu acho que eu estou preparado para isso. A gente precisa renovar a política, não é necessariamente um político novo, mas ser criada uma nova política, uma política de oportunidades para todos e eu acho que tenho experiência, vivência e que posso contribuir com o processo. Ganhar?! Talvez seja o menos importante nessa história, mas importante é realmente participar e dar aos eleitores mais uma oportunidade e mais um nome à disposição deles”, comentou Henrique.

Continua depois da Publicidade

Homenagem
O Título de Cidadão do Amazonas integra o rol de comendas outorgadas pelo povo amazonense por meio da Assembleia Legislativa. A concessão da honraria encontra-se regulamentada em Resolução Legislativa possuindo o compromisso com a preservação, reconhecimento e o estímulo à obra de pessoas virtuosas na área do bem servir ao interesse coletivo e público.

A homenagem é concedida a pessoas que de forma direta e pessoal tenham prestado serviços ao Estado e ao povo do Amazonas.

Continua depois da Publicidade