Política

Política


A notícia que atravessa o Brasil!

Pesquisar por em AM POST

Incentivo para estudantes permanecerem no ensino médio é aprovado

Senadores autorizaram uso do Fundo Social para custear a permanência

Por Hugo Guimarães

30/11/2023 às 09:00

Em uma decisão unânime, os senadores aprovaram nesta quarta-feira (29) um projeto de lei complementar que autoriza o uso de recursos do Fundo Social para financiar a permanência de estudantes no ensino médio. De acordo com a proposta, as despesas relacionadas a esse programa não serão consideradas nos cálculos dos limites de gastos da União.

PUBLICIDADE

O projeto, de autoria do senador Humberto Costa (PT-PE) e com relatoria do senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP), propõe que o superávit financeiro do Fundo Social seja utilizado ainda este ano para custear esse programa específico de permanência, que exigirá a criação de legislação específica. O Fundo Social é alimentado pelos recursos provenientes da exploração de petróleo no pré-sal.

A aprovação do projeto aconteceu após um acordo entre governo e oposição. Os senadores concordaram em estabelecer um limite de R$ 6 bilhões do Fundo para o programa de permanência estudantil.

O governo federal também lançou esta semana um programa de bolsa permanência e poupança para estudantes de baixa renda no ensino médio, com o objetivo de incentivar a conclusão dos estudos. Para isso, será criado um fundo especial, no qual a União deve aportar até R$ 20 bilhões. A Medida Provisória (MP) nº 1.198, de 27 de novembro de 2023, que estabelece esse programa, foi publicada na terça-feira (28) em edição extra do Diário Oficial da União.

Embora a MP já esteja em vigor, ela precisa ser aprovada pelo Congresso Nacional em 120 dias para não perder a validade. Detalhes como valores, formas de pagamento, critérios operacionais e uso da poupança de incentivo à permanência e conclusão escolar serão definidos por um ato conjunto dos ministérios da Educação e da Fazenda. Os valores serão depositados em uma conta em nome do estudante, que poderá ser a poupança social digital da Caixa Econômica Federal, conforme estabelecido pela medida provisória.

Declaração de Transparência

Este conteúdo pode ter sido produzido com o apoio de ferramentas de inteligência artificial, utilizadas para auxiliar na pesquisa, organização e estruturação do texto. Todo o material é revisado, editado e validado pela equipe editorial do AM Post.

O AM POST está em todo lugar

Baixe agora mesmo o nosso app

Faça parte da comunidade

  • Praticidade na informação

  • Notícias todos os dias

  • Compartilhe com facilidade

WhatsApp Telegram
Sobre o TEA

O Autismo é ver o mundo de um outro jeito, e cada um de nós temos que achar um jeito de entender as diferenças.

Dr. Leonardo Maranhão

Últimas notícias

Manaus

Incêndio em loja de construção segue fora de controle e mobiliza sete viaturas dos Bombeiros na zona Norte de Manaus

Loja recém-inaugurada foi completamente tomada pelas chamas na zona Norte da capital.

há 3 horas

Manaus

Curto-circuito em painel de LED pode ter provocado incêndio que destruiu loja de construção em Manaus

Loja de três andares foi completamente consumida pelas chamas na noite desta quarta-feira (5), na zona Norte da capital.

há 3 horas

Manaus

Incêndio de grandes proporções destrói prédio comercial e ameaça explodir posto de combustíveis na zona Norte de Manaus

Corpo de Bombeiros atua no combate ao fogo e área foi isolada pela Polícia Militar.

há 3 horas

Política

Prefeito de Manicoré declara apoio a Roberto Cidade, mesmo sendo filiado ao partido de Omar Aziz

Lúcio Flávio (PSD) anunciou apoio ao candidato da União Progressista ao Governo do Amazonas.

há 3 horas

Manaus

Print revela comunicado do Porto de Manaus convocando funcionários para convenção do PL que confirmou Alessandro Bronze como suplente de Alberto Neto

Comunicado atribuído ao Porto promete liberação, transporte e alimentação para participação em evento político.

há 3 horas