O portal de notícias do Amazonas!

Pesquisar por em AM POST

Política

Índios no Brasil são tratados como cidadãos de segunda categoria, denuncia deputado Pablo

O deputado afirmou que índios não querem mais espelhos e nem esmolas, mas sim serem integrados à sociedade, como acontece com qualquer cidadão brasileiro.

Por Hugo Guimarães

22/04/2022 às 00:18 - Atualizado em 22/04/2022 às 07:53

Redação AM POST

“Vi discursos na Câmara Federal, de pessoas comemorando o Dia do Índio. São discursos vazios, de pessoas que nada sabem sobre os problemas vividos pelos índios do Brasil”, afirmou hoje (19/04) o deputado federal do Amazonas, Delegado Pablo.

PUBLICIDADE

A declaração foi feita na tribuna da Câmara dos Deputados, onde Pablo lamentou que os índios do Brasil são tratados como “cidadãos de segunda categoria”. “Nossos índios são cidadãos brasileiros e merecem ser tradados com respeito, como as pessoas que moram nas grades cidades do sul e sudeste do País”, defendeu o deputado.

Usando um colar da etnia Tucano, que habita a região de São Gabriel da Cachoeira, no interior do Amazonas, Pablo disse que percorreu todo o Estado e conhece as necessidades da maioria das etnias que vivem no território amazonense.

“Quem disse que índios e seus descendentes têm que viver na miséria? Lá estão pedindo Internet, telefonia celular e lutando por integração ao resto do Brasil, como é direito de todo brasileiro”, criticou Pablo.

PUBLICIDADE

O deputado relembra que nas viagens que faz ao interior do Estado, presenciou a luta pela preservação dos costumes e da cultura indígena. “Os índios e seus descendentes sabem a importância de sua cultura. Eles querem universidades e ensino superior, mas não deixam de lado suas raízes”, explicou Pablo aos demais parlamentares.

“Vi muitos indígenas reclamando pelo direito ao emprego e melhores condições de vida, que foram esquecidos pelos governos anteriores, onde houve distribuição de pobreza”, lamentou Pablo.

PUBLICIDADE

Ao finalizar o discurso, o deputado afirmou que índios não querem mais espelhos e nem esmolas. “Eles querem ser integrados à sociedade, como acontece com qualquer cidadão brasileiro que luta pelos seus direitos”, concluiu.

O AM POST está em todo lugar

Baixe agora mesmo o nosso app

Faça parte da comunidade

  • Praticidade na informação

  • Notícias todos os dias

  • Compartilhe com facilidade

WhatsApp Telegram
Sobre o TEA

Um anjo pergunta à Deus: O que é um autista? E Deus lhe responde: É um de vocês que permito descer à Terra!

Lu Lena

Últimas notícias

Brasil

Veja vídeo: Mulher flagra traição dá surra e deixa suposta amante do marido pelada no meio da rua

Conflito entre mulheres resulta em agressões em condomínio.

há 27 minutos

Amazonas

Ministro Lewandowski inaugura Centro de Cooperação Policial Internacional da Amazônia em Manaus

Unidade da Polícia Federal em Manaus integrará forças de segurança de países da região para enfrentar crimes transnacionais

há 30 minutos

Amazonas

Festival de Parintins 2025 terá reforço de mais de 650 policiais militares

PMAM amplia esquema de segurança com ações terrestres, fluviais e aéreas durante os dias de festa na Ilha Tupinambarana.

há 1 hora

Brasil

O que muda no Concurso Nacional Unificado 2? Veja os principais destaques

Serão ofertadas 3652 vagas para 36 órgãos órgãos públicos.

há 2 horas