Política

Política


A notícia que atravessa o Brasil!

Pesquisar por em AM POST

Jair Bolsonaro convoca apoiadores para manifestação ‘fora Lula’

Ex-presidente pede que os seguidores que participarão das manifestações em outras cidades do País se atentem aos organizadores do evento e à pauta proposta.

17/02/2025 às 16:10

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) convocou nesta segunda-feira, 17, apoiadores a participarem de uma manifestação em março, pedindo “Fora Lula 2026” como uma das principais pautas. O ex-chefe do Executivo foi indiciado pela Polícia Federal por participação numa tentativa de golpe de Estado e deve ser denunciado pela Procuradoria-Geral da República.

PUBLICIDADE

Até pouco tempo atrás, entretanto, os bolsonaristas, incluindo um de seus filhos, o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ), defendiam o pedido de impeachment do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), alegando crime de responsabilidade no pagamento do programa Pé-de-Meia, como a tônica do protesto.

A mudança na pauta reflete o cenário adverso que o ex-presidente atravessa, com a inelegibilidade até 2030, o possível banco dos réus que enfrentará caso o Supremo Tribunal Federal (STF) aceite a denúncia e abra um processo penal, e a falta de uma maioria no Congresso para apoiar um processo de impeachment.

No vídeo publicado nesta segunda-feira nas redes sociais de Bolsonaro e do organizador do ato no Rio de Janeiro, o pastor Silas Malafaia, o ex-presidente afirma que a pauta será: “liberdade de expressão, segurança, custo de vida, ‘Fora Lula 2026’ e ‘anistia já'”.

Bolsonaro pede ainda que os seguidores que participarão das manifestações em outras cidades do País se atentem aos organizadores do evento e à pauta proposta.

PUBLICIDADE

A confusão sobre a palavra de ordem começou com uma declaração do próprio ex-presidente neste sábado, 15, quando mencionou a expressão “impeachment” ao falar de “questões nacionais” previstas para o ato durante entrevista ao canal Brasil Talking News.

Também no sábado, o chefe do Departamento de Eficiência Governamental dos Estados Unidos e dono do X, Elon Musk, compartilhou uma publicação que menciona uma “onda nacional de protestos” em mais de 120 cidades brasileiras no dia 16 de março O bilionário, que já se envolveu em entrevero com o ministro do STF Alexandre de Moraes e negou cumprir decisões da Justiça brasileira, escreveu somente a expressão “wow” na publicação.

A postagem, foi compartilhada pelos filhos do ex-presidente, senador Flávio e deputado Eduardo Bolsonaro (PL-SP). Nesta segunda, Eduardo repostou o vídeo do pai, afirmando que “anistia é a pauta principal”. “O Congresso precisa acabar com essa injustiça imediatamente!”, escreveu.

Estadão Conteúdo

Declaração de Transparência

Este conteúdo pode ter sido produzido com o apoio de ferramentas de inteligência artificial, utilizadas para auxiliar na pesquisa, organização e estruturação do texto. Todo o material é revisado, editado e validado pela equipe editorial do AM Post.

O AM POST está em todo lugar

Baixe agora mesmo o nosso app

Faça parte da comunidade

  • Praticidade na informação

  • Notícias todos os dias

  • Compartilhe com facilidade

WhatsApp Telegram
Sobre o TEA

Autismo: Todos na mesma maré, mas em embarcações diferentes.

Gretchen Stipp

Últimas notícias

Golpe contra idoso

Idoso perde celular e tem mais de R$ 14 mil desviados após criminosos fazerem empréstimos e transferências via Pix em Manaus

Polícia Civil investiga como suspeitos conseguiram acessar o aplicativo bancário da vítima e realizar movimentações financeiras sem autorização.

há 36 minutos

Acidente Fatal

Ciclista vítima de acidente de trânsito no Amazonas morre após passar dias lutando pela vida em hospital de Manaus

Adamichelson Soares da Silva sofreu traumatismo craniano grave ao ser atingido enquanto pedalava.

há 44 minutos

Caso do Ajuricaba

‘Agi por emoção’, diz professor de jiu-jítsu suspeito de agredir jovem autista em Manaus

Ângelo Carioca afirma que agiu para defender um cachorro que estaria sendo agredido e diz que vídeo divulgado nas redes sociais mostra apenas parte da confusão.

há 1 hora

Decisão do STF

Moraes busca deixar Flávio Bolsonaro inelegível, afirmam juristas após decisão sobre vídeo com IA

Ministro do STF determinou que a defesa de Jair Bolsonaro esclareça se autorizou o uso de sua imagem e voz em vídeo criado por inteligência artificial exibido em evento político.

há 2 horas

Violência contra adolescente

Professor de jiu-jítsu é acusado de agredir adolescente autista em Manaus; caso será denunciado ao MP

Imagens gravadas no Conjunto Ajuricaba, no bairro Alvorada, mostram agressões contra o adolescente e geraram forte repercussão nas redes sociais.

há 2 horas