A notícia que atravessa o Brasil!

Pesquisar por em AM POST

Política

Joana Darc reassume comando da Sepet após uma semana fora da pasta

Com isso, a vereadora licenciada Professora Jacqueline precisou reassumir sua cadeira na Câmara Municipal de Manaus (CMM).

Por Jonas Souza

24/11/2025 às 15:32 - Atualizado em 24/11/2025 às 15:33


Notícias de Política – A deputada estadual licenciada Joana Darc (União Brasil) voltou ao comando da Secretaria de Proteção Animal (Sepet) após pouco mais de uma semana fora do cargo. O retorno foi oficializado por meio de decreto publicado no Diário Oficial do Estado (DOE) neste domingo (23), assinado pelo governador Wilson Lima (União Brasil). Com isso, a vereadora licenciada Professora Jacqueline deve também  reassumir sua cadeira na Câmara Municipal de Manaus (CMM).

PUBLICIDADE

Leia mais: PF reforça segurança aérea no DF com arma antidrone após prisão de Bolsonaro

A exoneração de Joana Darc havia sido divulgada em 17 de novembro. A parlamentar deixou temporariamente a secretaria para retornar à Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), onde, segundo informações de bastidores, daria atenção às suas emendas parlamentares e às indicações planejadas para o período.

No entanto, com a renomeação de Joana Darc para a Sepet, Jacqueline retorna novamente ao Legislativo municipal, liberando mais uma vez o cargo para Amauri Gomes, que havia ocupado a função de vereador por apenas um mês e agora reassume a vaga.

PUBLICIDADE

A Secretaria de Proteção Animal, criada há pouco mais de 30 dias, já enfrenta um cenário marcado por instabilidade administrativa. Neste curto período, três titulares passaram pelo comando da pasta. A primeira nomeada foi Leda Maria Maia Xavier, aliada de Joana Darc, que assumiu a secretaria assim que foi instituída.

Posteriormente, Joana Darc foi nomeada titular no mesmo dia da inauguração do primeiro hospital público veterinário de Manaus. Com sua saída temporária, Edgar Duarte Nogueira assumiu a pasta, mas permaneceu menos de uma semana no cargo antes de ser substituído pelo retorno da deputada.

A nova troca reforça as críticas sobre a falta de estabilidade na gestão da Sepet, que já nasce com desafios operacionais e administrativos, além de grande visibilidade por se tratar da primeira estrutura oficial do Estado dedicada exclusivamente à proteção animal.

Declaração de Transparência

Este conteúdo pode ter sido produzido com o apoio de ferramentas de inteligência artificial, utilizadas para auxiliar na pesquisa, organização e estruturação do texto. Todo o material é revisado, editado e validado pela equipe editorial do AM Post.

O AM POST está em todo lugar

Baixe agora mesmo o nosso app

Faça parte da comunidade

  • Praticidade na informação

  • Notícias todos os dias

  • Compartilhe com facilidade

WhatsApp Telegram
Sobre o TEA

O autismo é um Universo Paralelo que incessantemente pede permissão para fixar-se no terreno dos saberes.

JESUS,D.F

Últimas notícias

Polícia

PC-AM busca adolescente desaparecida no bairro Morro da Liberdade, em Manaus

Júlia Letícia Reis da Cruz, de 13 anos, foi vista pela última vez na zona sul da capital amazonense.

há 14 minutos

Polícia

Suspeitos roubam moto, são rastreados por GPS e acabam agredidos em Manaus

Proprietário utilizou sistema de rastreamento para localizar o veículo.

há 27 minutos

Amazonas

Governo do Amazonas mantém serviços essenciais durante feriado de Corpus Christi

Hospitais, delegacias, policiamento e unidades de urgência seguem funcionando normalmente durante o feriado e ponto facultativo no estado.

há 33 minutos

Política

Deputado Delegado Péricles destinou verba do cotão para instituto de pesquisas eleitorais

Empresa OPP, alvo de auditoria autorizada pela Justiça Eleitoral, recebeu pagamentos mensais de R$ 10 mil por “consultoria”.

há 1 hora

Manaus

Prefeitura de Manaus mantém serviços essenciais durante feriado de Corpus Christi

Saúde, limpeza urbana e assistência social seguem em funcionamento, enquanto setores administrativos retornam apenas na próxima segunda-feira.

há 1 hora