Pesquisa divulgada nesta quarta-feira (24) mostra o crescimento do nome do presidente da Assembleia Legislativa do Amazonas (ALE-AM), deputado Josué Neto (PSD), na disputa pela Prefeitura de Manaus, liderando uma terceira via de votos a frente do vice-prefeito Marcos Rotta (Sem Partido) e do vice-governador Carlos Almeida (PRTB), na segunda opção de voto dos entrevistados.
PUBLICIDADE
A pesquisa ouviu 940 pessoas entre 10 e 20 de abril em Manaus e mostra o ex-deputado David Almeida (PSB) e o deputado federal José Ricardo (PT) em primeiro e segundo lugar com 22,5% e 13,8% das intenções de voto, respectivamente.
Josué surge com 6,2% das intenções de voto nessa primeira simulação, ficando a frente de Luiz Castro (4,3%) e de Carlos Almeida (2,7%).
Na pesquisa estimulada de segundo voto Josué Neto aparece com 8,2% das intenções de voto seguido de Marcos Rotta (7,6%), Joana Darc (7,4%), Luiz Castro (5,5%), Carlos Almeida (3,9%) e Delegado Péricles (2,5%). Nessa simulação, David Almeida tem 14,7% e José Ricardo fica com 14,5%.
PUBLICIDADE
A projeção do nome de Josué Neto indica que o manauara irá definir seu voto num político jovem e com histórico de apoio nas diversas correntes políticas do estado. O exemplo disso está na baixa rejeição apresentada na pesquisa, colocando Josué Neto como um dos que menos tem rejeição entre os entrevistados quando a pergunta é “em quem você não votaria de jeito nenhum”: o presidente da Assembleia tem apenas 6,8% de rejeição.
No topo dos mais rejeitados está o vice-prefeito Marcos Rotta com 20,1% de rejeição. Com alta rejeição também estão David Almeida com 9,1%, José Ricardo com 8% e Luiz Castro com 7,7% de rejeição.