A notícia que atravessa o Brasil!

Pesquisar por em AM POST

Política

Kidson Maia, sócio de Salazar, é investigado pela PM-AM por suspeita de fraude em laudos para aposentadoria, diz Coronel Vinicius

Ex-secretário de Segurança afirma que caso foi encaminhado à PM e pede esclarecimentos sobre apuração envolvendo laudos médicos.

Por Natan AMPOST

06/04/2026 às 21:24 - Atualizado em 07/04/2026 às 15:54

Resumo 


Ex-secretário de Segurança do Amazonas, Coronel Vinicius, cobra investigação sobre denúncia envolvendo o policial militar reformado Kidson Maia, sócio do vereador Sargento Salazar (PL), e questiona atuação do Ministério Público no caso.

Notícias de política – O ex-secretário de Segurança Pública do Amazonas, Coronel Marcus Vinicius Almeida , afirmou que a denúncia envolvendo o policial militar reformado Kidson Maia, sócio do vereador Sargento Salazar (PL), acusado de ter fraudado laudos médicos para se aposentar foi devidamente encaminhada para apuração interna na Polícia Militar do Amazonas. Mesmo com laudos que apontam esquizofrenia ele agora pretende se candidatar a deputado estadual.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Em entrevista ao programa Generoso na TV, ele explicou que a atuação da Secretaria de Segurança segue limites institucionais, cabendo à corporação militar conduzir a investigação.

Chegou essa denúncia na Secretaria de Segurança e a nossa função é encaminhar para a Polícia Militar para que seja feita apuração. Ainda antes de me descombatibilizar me encontrei com o subcomandante-geral da PMAM , coronel PM Thiago Balbi e eu fiz esse questionamento. A SSP não pode interferir em atos da Polícia Militar por outro lado disse que a PM teria que tomar providencias“, declarou.


Cobrança direta ao Ministério Público

Além de relatar o encaminhamento do caso, Coronel Vinicius também fez questionamentos públicos sobre a atuação do Ministério Público do Amazonas.

Segundo ele, há necessidade de maior clareza sobre as medidas adotadas até o momento diante da gravidade das denúncias.

Leia mais: Apadrinhado por Salazar, Kidson Maia tem pré-candidatura marcada por suspeitas sobre aposentadoria por invalidez

PUBLICIDADE

Segundo Thiago Balbi está tendo uma apuração lá dentro da PM, eu não sei que status está isso mas queria entender porque o Ministério Público do Amazonas ainda não fez nada“, afirmou.

PUBLICIDADE

A declaração reforça a cobrança por transparência e celeridade na apuração.

  1. WhatsApp Video 2026-04-06 at 20.51.24



Denúncia envolve laudos médicos e aposentadoria

O caso gira em torno de suspeitas de irregularidades em laudos médicos que teriam embasado a aposentadoria por invalidez de Kidson Maia. O militar teria sido afastado com diagnóstico de esquizofrenia, condição que, em tese, impediria o exercício de atividades públicas.

No entanto, surgiram questionamentos após ele ser associado a atividades empresariais e à possibilidade de disputar cargo político.


Caso já repercutiu na Aleam

A denúncia também foi levada anteriormente à Assembleia Legislativa do Amazonas pelo deputado estadual Daniel Almeida, que apontou inconsistências nos documentos médicos.

O caso ganhou ainda mais visibilidade após relatos de que o militar teria obtido registro de CAC junto à Polícia Federal, o que exige aptidão psicológica — ponto que levanta dúvidas diante do diagnóstico apresentado.


Outro lado

A reportagem entrou em contato com Kidson Maia, por meio de sua assessoria, para esclarecimentos do caso mas até o fechamento desta matéria não obteve resposta. Fica aberto espaço para manifestação.

Declaração de Transparência

Este conteúdo pode ter sido produzido com o apoio de ferramentas de inteligência artificial, utilizadas para auxiliar na pesquisa, organização e estruturação do texto. Todo o material é revisado, editado e validado pela equipe editorial do AM Post.

O AM POST está em todo lugar

Baixe agora mesmo o nosso app

Faça parte da comunidade

  • Praticidade na informação

  • Notícias todos os dias

  • Compartilhe com facilidade

WhatsApp Telegram
Sobre o TEA

O autismo é um Universo Paralelo que incessantemente pede permissão para fixar-se no terreno dos saberes.

JESUS,D.F

Últimas notícias

Brasil

Justiça condena Meta após suspensão de perfil do influenciador ‘Café com Teu Pai’

Criador de conteúdo deverá receber indenização de R$ 5 mil após decisão que considerou indevida a remoção da conta no Instagram.

há 2 minutos

Polícia

Adolescente vítima de rede de exploração sexual chefiada por PM contraiu IST em Manaus, revela delegada

Adolescente resgatada em cativeiro passa por tratamento médico urgente.

há 7 minutos

Polícia

Mais de 550 policiais reforçam segurança para o Festival de Parintins 2026

Efetivo enviado de Manaus já está na ilha para atuar antes, durante e após o maior evento cultural do Amazonas.

há 13 minutos

Caiu na rede é post!

Renato Cariani inicia expedição pela Amazônia ao lado de Richard Rasmussen e influenciadores

Projeto reúne criadores de conteúdo em uma imersão pelos rios, fauna e tradições da região amazônica.

há 29 minutos

Brasil

STF publica acórdão que acaba com aposentadoria compulsória como punição para juízes

Decisão substitui aposentadoria compulsória e endurece regras para magistrados envolvidos em infrações graves.

há 49 minutos