Pesquisar por em AM POST

Política

Lewandowski esclarece que apenas eleição foi suspensa não cassação de Melo

O imbróglio só foi esclarecido no comunicado do ministro ao TSE, quando ele afirma que “tão somente” a realização de novas eleições deve ser interrompida.

  • Por AM POST

  • 29/06/2017 às 15:00

  • Atualizado em 30/06/2017 às 13:22

  • Leitura em 1 minuto

O ministro Ricardo Lewandowski, do Supremo Tribunal Federal (STF) informou nesta quinta-feira (29) que concedeu liminar suspendendo apenas realização das eleições no Amazonas e não a cassação de José Melo e Henrique Oliveira.

Melo e Henrique devem continuar afastados do governo e David Almeida segue como chefe do Executivo Estadual até que os recursos sejam julgados.

PUBLICIDADE

A íntegra da liminar de Lewandowski, publicada hoje no Diário da Justiça, não deixava claro que aspectos do acórdão sobre a cassação de Melo e Henrique devem ter o cumprimento suspenso. O texto da liminar dá a entender que o acórdão todo estava suspenso.

No comunicado ao presidente do Tribunal Superior Eleitoral, Gilmar Mendes o imbróglio só foi esclarecido no comunicado do ministro ao TSE, quando ele afirma que “tão somente” a realização de novas eleições deve ser interrompida.

De acordo com a assessoria do STF, a decisão de Lewandowski foi mal interpretada. O ministro pretendia impedir apenas as eleições diretas e não a cassação de Melo e Henrique. Na primeira versão do documento, o ministro falava em suspender o acórdão, que é o conjunto das duas decisões do TRE. A próxima edição do documento deve especificar que apenas a eleições devem ser canceladas até que os recursos impetrados pela defesa de Henrique sejam julgados.

PUBLICIDADE

Os próximos passos, a partir de agora, dependem do julgamento dos recursos impetrados pela defesa de Henrique Oliveira, no TRE. Até lá, David Almeida (PSD) continua chefiando o executivo estadual.

Leia o comunicado:

PUBLICIDADE

Redação AM POST

Faça parte da comunidade

  • Praticidade na informação

  • Notícias todos os dias

  • Compartilhe com facilidade

blank WhatsApp Telegram

Apoie o AM POST

O AM POST está há mais de 8 anos produzindo jornalismo sério e de qualidade. É uma luta constante manter este projeto com a seriedade e a qualidade que nos propomos.

Apoie

blank

Últimas notícias

blank
blank
blank
blank
blank
blank