Lula deve visitar Amazonas para fortalecer aliança e tentar emplacar petista na chapa de Eduardo Braga
Presidente deve cumprir agenda em Manaus ainda neste mês e articulações envolvem disputa pelo Senado em 2026

Eduardo Braga segue relator e vota contra PEC da Blindagem: “Ela é imoral e desmoraliza o mandato popular” (Reprodução)
Resumo:
Aliados do presidente Lula aguardam a visita do petista ao Amazonas para avançar nas negociações da composição da chapa da centro-esquerda no estado para as eleições de 2026.
O Partido dos Trabalhadores tenta emplacar o ex-vice-presidente da Câmara dos Deputados, Marcelo Ramos, na segunda vaga da chapa liderada pelo senador Eduardo Braga (MDB), que deve disputar a reeleição ao Senado.
Segundo informações de bastidores, Lula deverá cumprir agenda em Manaus para entrega de obras federais, e a visita também será usada como demonstração de força política dos pré-candidatos aliados.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Leia também: Moraes vai relatar ações que pedem suspensão da Lei da Dosimetria
Eduardo Braga ainda evita definição
De acordo com interlocutores, Eduardo Braga ainda não definiu oficialmente quem ocupará a segunda vaga da chapa.
O MDB avalia que ainda é cedo para consolidar alianças definitivas e pretende aguardar o cenário político após a visita presidencial ao Amazonas, além da realização de novas pesquisas eleitorais.
Nos bastidores, existe preocupação de que a entrada de Marcelo Ramos possa dividir os votos da centro-esquerda no estado.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PT quer palanque forte para Lula no Amazonas
O entendimento dentro do PT é de que Lula precisa de aliados mais alinhados ideologicamente no Amazonas para enfrentar o crescimento da direita bolsonarista no estado.
Na avaliação petista, tanto Eduardo Braga quanto Omar Aziz (PSD), pré-candidato ao Governo do Amazonas, tendem a adotar discursos mais moderados voltados ao eleitorado de centro.
Por isso, o partido considera importante ter um nome próprio ocupando espaço de destaque na chapa majoritária.
Direita articula nomes para disputa
No campo da direita, o PL deve lançar Maria do Carmo Seffair ao Governo do Amazonas e o deputado federal Capitão Alberto Neto ao Senado.
Outros nomes cotados para a disputa ao Senado são o senador Plínio Valério (PSDB) e o ex-governador Wilson Lima (União Brasil).
Em 2026, os eleitores escolherão dois senadores por estado, já que haverá renovação de dois terços das cadeiras do Senado Federal.
Pesquisa aponta liderança de Alberto Neto e Braga
Levantamento do instituto Veritá, realizado entre os dias 18 e 24 de março, mostra Capitão Alberto Neto na liderança da disputa ao Senado com 27% das intenções de voto.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Eduardo Braga aparece em segundo, com 20,7%. Marcelo Ramos soma 8,8%, seguido por Plínio Valério com 6,4%.
A pesquisa ouviu 1.220 pessoas e possui margem de erro de três pontos percentuais.
Lula venceu no Amazonas em 2022, mas perdeu em Manaus
Nas eleições presidenciais de 2022, Lula venceu Jair Bolsonaro no Amazonas por pequena diferença nos votos válidos.
Apesar da vitória estadual, Bolsonaro teve vantagem na capital amazonense, Manaus, onde recebeu mais votos que o petista.
Na mesma eleição, Omar Aziz venceu a disputa pelo Senado com apoio da base ligada ao presidente Lula.
Encontrou algum erro? Clique aqui e nos ajude a melhorar a informação
Declaração de Transparência
Este conteúdo pode ter sido produzido com o apoio de ferramentas de inteligência artificial, utilizadas para auxiliar na pesquisa, organização e estruturação do texto. Todo o material é revisado, editado e validado pela equipe editorial do AM Post.
Siga-nos





