Notícias de Manaus – O presidente Lula vai participar, nesta terça-feira (10), de um evento em Manaus para anunciar novas medidas contra a seca na Amazônia. O investimento total de R$ 500 milhões será direcionado para quatro obras de dragagem nos rios Amazonas e Solimões, com o objetivo de garantir a navegabilidade e o escoamento de insumos durante a estiagem severa que afeta a região.
O plano inclui dragagem e sinalização em quatro trechos críticos, abrangendo Manaus-Itacoatiara, Coari-Codajás, Benjamin Constant-Tabatinga e Benjamin Constant-São Paulo de Olivença. As obras visam remover sedimentos acumulados e melhorar a profundidade dos canais de navegação, essenciais para a logística e redução dos impactos da seca.
PUBLICIDADE
Além das dragagens, foram anunciadas outras ações para combater os efeitos da estiagem, como a dragagem na Travessia do Madeira e no Rio Tapajós, com investimentos adicionais. A seca atual, uma das mais graves em 45 anos, tem exacerbado incêndios e prejudicado milhares de pessoas na Amazônia.
Redação AM POST