
Foto: Reprodução/Instagram
Notícias de política – A gestão do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) é vista como pior que a do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) em temas sensíveis como combate à inflação e segurança pública, segundo levantamento do Instituto Datafolha divulgado nesta quinta-feira (13).
A pesquisa ouviu 2.004 eleitores nos dias 10 e 11 de junho e revela que 50% dos entrevistados consideram Lula pior que Bolsonaro no controle da inflação — contra apenas 29% que avaliam o petista como superior nesse quesito. Outros 17% consideram os dois governos semelhantes nesse aspecto.
PUBLICIDADE
Na área da segurança, 46% apontam piora com Lula, 29% dizem que a situação melhorou e 22% avaliam que não houve mudança relevante. O tema é historicamente um dos mais sensíveis para governos de esquerda e foi bandeira central do bolsonarismo.
Empates em áreas de discurso tradicional da esquerda
A pesquisa também revela empates técnicos entre Lula e Bolsonaro em temas que foram fortemente explorados pelo petista na campanha de 2022. Em saúde, 40% avaliam que Lula é pior, enquanto 38% o consideram melhor. No combate à pobreza, 41% veem o petista com melhor desempenho, contra 40% que preferem o ex-presidente.
Leia mais: Roubo do INSS: Lula pede ao STF para travar processos de aposentados
PUBLICIDADE
Até no meio ambiente, área em que Bolsonaro enfrentou críticas internacionais, a diferença é mínima: 38% consideram Lula melhor, 37% dizem que é pior e 20% avaliam como igual.
Segundo analistas, os empates revelam desgaste da imagem do governo Lula entre parte do eleitorado e indicam que a gestão atual ainda não consolidou avanços perceptíveis em áreas centrais de sua plataforma política.
PUBLICIDADE
Melhores resultados em educação, moradia e empregos
Apesar dos números desfavoráveis em temas sensíveis, Lula leva vantagem em áreas como educação (42% contra 38%), geração de empregos (43% a 36%) e moradia/habitação, ainda que por margens reduzidas. O programa Pé-de-Meia, de incentivo à permanência de jovens no ensino médio, é apontado como uma das ações mais visíveis da atual gestão.
O presidente também tem desempenho relativamente melhor entre os eleitores de menor renda e escolaridade, especialmente no Nordeste. Já entre os mais ricos e instruídos, a rejeição cresce — no caso da inflação, 68% dos que ganham mais de 10 salários mínimos dizem que Lula é pior que Bolsonaro.
PUBLICIDADE
Reflexo para 2026
Mesmo inelegível até 2030, Bolsonaro segue como referência no campo da direita, e sua comparação com Lula deve se intensificar na corrida presidencial de 2026. A pesquisa antecipa o tom da disputa, com os dois grupos políticos medindo forças em temas-chave da opinião pública.
A margem de erro do levantamento é de dois pontos percentuais, com nível de confiança de 95%.