Política

Política


A notícia que atravessa o Brasil!

Pesquisar por em AM POST

Lula publica decreto com nomeação de Zanin para o STF

O nome de Zanin foi aprovado pelo Senado em 21 de junho, após passar por uma sabatina, com uma votação favorável de 58 a 14.

Por Hugo Guimarães

05/07/2023 às 09:31 - Atualizado em 05/07/2023 às 09:49

Nesta quarta-feira, 5, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva oficializou a nomeação de seu advogado pessoal, Cristiano Zanin, como ministro do Supremo Tribunal Federal (STF). O decreto de nomeação foi publicado no Diário Oficial da União.

PUBLICIDADE

Zanin, que atuou na defesa de Lula em casos relacionados à Operação Lava Jato, substituirá o ex-ministro Ricardo Lewandowski, que se aposentou em abril. Com 47 anos, o novo ministro terá a possibilidade de ocupar o cargo até completar 75 anos.

O nome de Zanin foi aprovado pelo Senado em 21 de junho, após passar por uma sabatina, com uma votação favorável de 58 a 14. A posse está agendada para o dia 3 de agosto, após o término do recesso do Judiciário.

Após assumir o cargo, Cristiano Zanin herdará cerca de 530 processos que estavam sob responsabilidade do gabinete de Lewandowski. Entre eles, 313 já possuem decisão final, enquanto 221 ainda estão em andamento. O futuro ministro já possui 143 processos protocolados no STF, sendo que 19 estão em trâmite, o que o impede de participar de seus julgamentos.

Ao tomar posse, Zanin ocupará uma vaga na 1ª Turma do STF, que foi aberta com a transferência do ministro Dias Toffoli para a 2ª Turma da Corte. Essa mudança foi realizada para acomodar Zanin, uma vez que é na 2ª Turma que são analisados os processos relacionados à Operação Lava Jato. Essa estratégia foi vista como uma forma de responder às críticas da oposição sobre um possível envolvimento de Zanin nos julgamentos relacionados à Lava Jato.

Dentre os processos de maior repercussão que Zanin irá assumir, estão aqueles que questionam a validade das regras da Lei das Estatais, o decreto de Lula que restabelece as alíquotas de PIS/Pasep e Cofins, os supostos desvios das emendas de relator, as alegadas omissões do governo Jair Bolsonaro durante a pandemia de covid-19 e a validade do decreto de Bolsonaro que flexibiliza a exploração de cavidades subterrâneas, como grutas e cavernas.

PUBLICIDADE

 

Matérias Semelhantes: Foro de São Paulo vai reunir ditadores em Brasília. Saiba mais clicando aqui
Acompanhe nosso Podcast ao vivo em: Amazônia TV. Clique aqui

Redação AM POST

Declaração de Transparência

Este conteúdo pode ter sido produzido com o apoio de ferramentas de inteligência artificial, utilizadas para auxiliar na pesquisa, organização e estruturação do texto. Todo o material é revisado, editado e validado pela equipe editorial do AM Post.

O AM POST está em todo lugar

Baixe agora mesmo o nosso app

Faça parte da comunidade

  • Praticidade na informação

  • Notícias todos os dias

  • Compartilhe com facilidade

WhatsApp Telegram
Sobre o TEA

Essas crianças autistas não estão fugindo ou escondendo-se, elas, de fato, estão perdidas, à espera de que alguém va ao seu alcance.

Anne Alvarez

Últimas notícias

Manaus

Defesa Civil emite novo alerta: risco de vazamento de gás em Manaus continua

Órgão informou na manhã desta quinta-feira que a situação segue sendo monitorada e que as medidas de segurança permanecem ativas após o incidente na petroquímica Innova.

há 12 minutos

Manaus

Após vazamento de estireno, Suframa recomenda que empresas liberem funcionários no Polo Industrial de Manaus

Orientação foi emitida nesta quinta-feira (16) e prioriza a saúde dos trabalhadores enquanto persistirem os riscos relacionados ao vazamento da substância.

há 31 minutos

Manaus

Trabalhador passa mal e é retirado de maca após forte odor de gás no Distrito Industrial de Manaus

O caso ocorre em meio ao monitoramento do vazamento de estireno registrado na empresa Innova.

há 45 minutos

Amazonas

Casal deixa timidez de lado e faz ‘vuco vuco’ em plena orla de Itacoatiara; veja vídeo

Cena foi registrada durante a madrugada em uma área pública da cidade e passou a circular rapidamente nas redes sociais.

há 59 minutos

Brasil

Morre aos 83 anos o jornalista Renato Machado, ícone do telejornalismo brasileiro

Ex-apresentador do Bom Dia Brasil e do Jornal da Globo faleceu na manhã desta quinta-feira (16) em hospital do Rio de Janeiro; causa da morte não foi divulgada.

há 1 hora