Política

Política


A notícia que atravessa o Brasil!

Pesquisar por em AM POST

Lula recebe título de Cidadão Parintinense

O petista quase teve o título de cidadão do Amazonas revogado na Aleam.

Por Natan AMPOST

04/08/2023 às 17:48

O presidente da República Lula (PT) recebeu nesta sexta-feira (4) das mãos do prefeito de Parintins, Bi Garcia (UB), a homenagem do título de Cidadão Parintinense. A honraria foi aprovada na Câmara Municipal, por unanimidade, inclusive, por vereador bolsonarista, na semana passada.

PUBLICIDADE

“A sua jornada tem sido vitoriosa. Vem para cá, presidente, vem receber o título, filho mais ilustre da nossa amada Parintins, a capital nacional do boi-bumbá”, disse Bi Garcia.

Durante a solenidade o petista relembrou que recebeu o título de cidadão do Amazonas em 2005 proposto pelo deputado Sinésio Campos.

“Eu ainda não era filho de Parintins como eu sou agora, mas já era filho do Amazonas, porque o Sinésio propôs o título para mim”, disse.

Em 2020, o deputado Delegado Péricles apresentou um projeto de lei (PL) para revogar a Lei nº 2.945, de 2005, que instituiu a honraria ao ex-presidente. Porém, a propositura não avançou e foi arquivada na Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam).

No projeto de lei, Péricles argumentava que a Resolução Legislativa de nº 71, de 10 de dezembro de 1997, estabelece que o título de Cidadão do Amazonas deve ser entregue a pessoas com caráter escorreito (limpo) e conduta ilibada. Para o deputado, com a condenação na Lava Jato, Lula não é mais merecedor da homenagem.

“Ocorre que o cidadão em questão, após as investigações da Operação Lava-Jato, foi julgado e condenado à pena privativa de liberdade, em diferentes casos, com processos distintos, e por juízes distintos. Inequívocas, portanto, a sua culpabilidade e a má conduta”, diz trecho do projeto.

Declaração de Transparência

Este conteúdo pode ter sido produzido com o apoio de ferramentas de inteligência artificial, utilizadas para auxiliar na pesquisa, organização e estruturação do texto. Todo o material é revisado, editado e validado pela equipe editorial do AM Post.

O AM POST está em todo lugar

Baixe agora mesmo o nosso app

Faça parte da comunidade

  • Praticidade na informação

  • Notícias todos os dias

  • Compartilhe com facilidade

WhatsApp Telegram
Sobre o TEA

O Autismo é ver o mundo de um outro jeito, e cada um de nós temos que achar um jeito de entender as diferenças.

Dr. Leonardo Maranhão

Últimas notícias

Eleições 2026

Lula declara R$ 4,7 milhões ao TSE e tem patrimônio 35% menor que em 2022

Presidente registrou queda de R$ 2,65 milhões no patrimônio declarado para disputar a reeleição.

há 36 minutos

Brasil

Flávio Bolsonaro critica Moraes após ministro barrar visita a Bolsonaro no Dia dos Pais

Senador afirmou que decisão do ministro do STF impede que ele e os irmãos Flávio, Carlos e Jair Renan.

há 55 minutos

Eleições 2026

Adail Pinheiro e Comandante Dan estão entre nomes do AM na lista do TCU de contas irregulares

Tribunal de Contas da União incluiu 196 pessoas do Amazonas em relação de responsáveis com contas julgadas irregulares.

há 2 horas

Política

Irmão de Silas Câmara será suplente de Helder Barbalho na disputa pelo Senado no Pará

Pastor Samuel Câmara integrará a chapa do ex-governador paraense e terá o senador Jader Barbalho como segundo suplente nas eleições de 2026.

há 2 horas

Brasil

Lula negocia apoio a Motta e Alcolumbre no Congresso em troca de acordos para 2027

Negociações atribuídas ao Planalto envolvem presidências da Câmara e do Senado, neutralidade eleitoral.

há 2 horas