O portal de notícias do Amazonas!

Pesquisar por em AM POST

Política

Maduro assina acordo em que se compromete a respeitar os resultados das eleições presidenciais na Venezuela

“O que quer que o juiz eleitoral diga, amém”, afirmou o ditador da Venezuela.

Por Natan AMPOST

21/06/2024 às 18:35

O ditador da Venezuela, Nicolás Maduro, assinou na quinta-feira (20) um documento comprometendo-se a respeitar os resultados das eleições presidenciais no país marcadas para 28 de julho. O ato, realizado na sede do Conselho Nacional Eleitoral (CNE), foi marcado por um aumento nas prisões de líderes que apoiam a candidatura da oposição, destacando um clima de tensão e desconfiança crescente no país.

Durante a cerimônia, Maduro afirmou que acatará o que for decidido pelo CNE. “O que o árbitro eleitoral disser, amém”, declarou. “Chega de sabotagem contra nosso país, chega de conspirações. A Venezuela quer tranquilidade”. O documento, assinado por Maduro e outros candidatos menos expressivos, considerados opositores pelo governo, mas rotulados como “colaboradores” pela oposição tradicional, inclui um compromisso com o reconhecimento dos resultados eleitorais, bem como a promoção de um ambiente de respeito, paz e participação democrática.

PUBLICIDADE

Entretanto, a ausência do principal candidato da oposição, Edmundo González, foi notável. González, que lidera a coalizão opositora Plataforma Unitária, criticou o acordo como uma “imposição unilateral”. Seu nome estava incluído no documento, mas ele afirmou não ter sido convidado para a assinatura. “Não recebi nenhum convite para ir hoje ao CNE”, declarou González mais cedo. Ele também lembrou que o reconhecimento dos resultados já fazia parte de um acordo firmado no ano passado em Barbados, com a mediação da Noruega e a participação dos Estados Unidos.

González expressou seu descontentamento com a situação atual, classificando-a como uma campanha desigual. “É um sinal do viés que caracteriza esta campanha desigual”, afirmou, mencionando ainda a revogação da observação internacional da União Europeia e o aumento da perseguição contra líderes e simpatizantes da sua campanha como violações ao acordo de Barbados.

Outro ausente na cerimônia foi Enrique Márquez, ex-reitor do CNE. Após a assinatura, Amoroso, representante do governo, lançou críticas aos opositores ausentes, sugerindo que eles não demonstram compromisso com a pátria. “O povo da Venezuela tem que ver quem ama sua pátria e quem não, quem se ajoelha diante de outras pretensões que não as da Venezuela”, disse Amoroso aos jornalistas.

PUBLICIDADE

O AM POST está em todo lugar

Baixe agora mesmo o nosso app

Faça parte da comunidade

  • Praticidade na informação

  • Notícias todos os dias

  • Compartilhe com facilidade

WhatsApp Telegram
Sobre o TEA

A mente de uma criança com Transtorno do Espectro Autista pode ser associada a um quebra-cabeças. Parece difícil de entendê-la no primeiro momento. Porém, quando utilizamos a metodologia certa as tornamos fácil e percebemos que as dificuldades podem ser superadas.

Jorge Tertuliano

Últimas notícias

Polícia

Homem é preso por vender veículos com restrição de roubos e furtos

Além de enganar as vítimas sobre a procedência dos automóveis, o autor desaparecia após negociações.

há 2 minutos

Polícia

Quadrilha é condenada após maior apreensão de drogas em Tabatinga, com mais de 3,7 toneladas confiscadas

Denúncia do MPF pediu condenação por tráfico internacional de drogas e posse ilegal de armas.

há 11 minutos

Amazonas

Governo do Amazonas entrega o primeiro serviço de telessaúde em Manacapuru

O município passa a disponibilizar atendimento remoto com suporte tecnológico pela rede pública.

há 26 minutos

Manaus

Mulher atropelada por carreta morre dias após ser hospitalizada com perna dilacerada em Manaus

Vítima estava internada no Hospital e Pronto-Socorro João Lúcio.

há 44 minutos

Manaus

Guarda Municipal filmado espancando homem algemado com cassetete é preso em Manaus

As agressões ocorreram no dia 12 de abril, dentro de um prédio abandonado no Centro de Manaus.

há 2 horas