Política

Política


A notícia que atravessa o Brasil!

Pesquisar por em AM POST

Maioria dos deputados do AM votam a favor de manobra para botar Aloizio Mercadante no comando do BNDES

Veja como votou a bancada do Amazonas na Câmara, na mudança da Lei das Estatais que libera Mercadante para a presidência do BNDES.

Por Natan AMPOST

14/12/2022 às 12:02

Redação AM POST

A Câmara dos Deputados aprovou na noite desta terça-feira (13), com apoio da maioria da bancada do Amazonas, por 314 votos a favor e 66 contra, uma manobra que consiste em mudança na chamada Lei das Estatais para permitir que Aloizio Mercadante assuma a chefia do BNDES no futuro governo Lula (PT).

PUBLICIDADE

Da bancada do Amazonas, votaram a favor da manobra os deputados federais: Marcelo Ramos (PSD), José Ricardo (PT) Sidney Leite (PSD), Delegado Pablo (União Brasil), Silas Câmara (Republicanos), Átila Lins (PSD) e Bosco Saraiva (Solidariedade). Somente Capitão Alberto Neto (PL) votou contra a mudança.

Alberto Neto, inclusive, indagou, durante a votação, a relatora do PL, a deputada Margarete Coelho (PP-PI), acerca da motivação para a mudança. A resposta foi que há um “exacerbamento do prazo”.

A alteração visa reduzir a quarentena estipulada para que pessoas que trabalharam para um candidato na campanha eleitoral possam assumir cargos nas empresas públicas. Na campanha de Lula ao Palácio do Planalto, Mercadante foi responsável por elaborar o plano de governo petista. Já na transição, o ex-ministro coordenou os mais de 30 grupos técnicos de trabalho.

A alteração aprovada pelos parlamentares reduz de 36 meses para 30 dias o período de quarentena. O modelo havia sido estabelecido para tentar evitar indicações políticas para o cargo.

PUBLICIDADE

Para entrar em vigor, a alteração na lei ainda precisa ser aprovada no Senado e sancionada pelo presidente.

Anúncio
O presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), ontem mesmo que Mercadante será o próximo presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).

“Eu, Aloizio Mercadante, vi algumas críticas sobre você, sobre boatos que você vai ser presidente do BNDES. Eu quero dizer para vocês que não é mais boato, Aloizio Mercadante será presidente do BNDES”, afirmou Lula.

Após anunciar Mercadante no BNDES, Lula disse que o país está aberto aos investidores, mas não vai vender as empresas estatais.

“E nós queremos dizer ao mundo inteiro: quem quiser vir para cá, venha, tem trabalho, tem as coisas para você vir fazer, tem projeto Lula para os investimentos, mas não venha aqui para comprar nossas empresas públicas porque elas não estão a venda e o nosso país vai voltar a ser respeitado com soberania”, declarou o presidente eleito.

Declaração de Transparência

Este conteúdo pode ter sido produzido com o apoio de ferramentas de inteligência artificial, utilizadas para auxiliar na pesquisa, organização e estruturação do texto. Todo o material é revisado, editado e validado pela equipe editorial do AM Post.

O AM POST está em todo lugar

Baixe agora mesmo o nosso app

Faça parte da comunidade

  • Praticidade na informação

  • Notícias todos os dias

  • Compartilhe com facilidade

WhatsApp Telegram
Sobre o TEA

O Autismo traz limitações mas, isto não significa incapacidade. Todos temos alguma habilidade.

Nay Potarcio

Últimas notícias

Manaus

Incêndio de grandes proporções ameaça comércios atinge mata na Colônia Terra Nova em Manaus

Comerciantes começaram a retirar materiais com medo de o fogo avançar.

há 19 minutos

Manaus

Incêndio atinge área de vegetação próximo à Bola da Suframa em Manaus

Período de calor e baixa umidade aumenta risco de propagação das chamas.

há 1 hora

Amazonas

Família fica ferida após carro bater contra caminhão na AM-010; mulher fica presa às ferragens

Mulher ficou presa às ferragens após colisão envolvendo uma Strada e um caminhão.

há 1 hora

Polícia

Homem é preso após tentar furtar duas peças de picanha de supermercado em Manaus

Suspeito teria escondido duas peças de carne avaliadas em quase R$ 250 dentro da roupa, mas acabou descoberto pela equipe de segurança do estabelecimento.

há 2 horas

Manaus

Governador Roberto Cidade vistoria obras que ampliam e modernizam estrutura do SPA São Raimundo

Governador vistoriou as obras nesta quarta-feira (12) e afirmou que unidade, que recebe cerca de 400 pacientes diariamente, terá estrutura ampliada.

há 2 horas