Política

Política


A notícia que atravessa o Brasil!

Pesquisar por em AM POST

“Mais grave do que no Capitólio”, diz ministro sobre depredação

Para ministro da Secom, nada teria ocorrido sem alguma “facilitação”.

Por Hugo Guimarães

09/01/2023 às 10:34

Agência Brasil

PUBLICIDADE

O ministro da Secretaria de Comunicação (Secom) da Presidência da República, Paulo Pimenta, classificou nesta segunda-feira (9) a invasão e depredação das sedes dos três Poderes da República, ontem em Brasília, como mais grave do que o ocorrido no Capitólio, nos Estados Unidos, há dois anos. “O episódio que ocorreu no Brasil é mais grave do que o que ocorreu no Capitólio. O que nós tivemos lá foi uma tentativa de invasão da sede do Poder Legislativo e aqui nós assistimos à invasão das sedes dos Três Poderes”, disse o ministro.

Em uma demostração de que a democracia está funcionando, Pimenta afirmou que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva decidiu despachar hoje do Palácio do Planalto. A destruição de salas dos prédios dos três Poderes da República não atingiu o gabinete de Lula, que tem a porta blindada. Segundo Pimenta, a presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Rosa Weber, cujo gabinete também não foi atingido, deve fazer o mesmo.

Facilitação
Em conversa hoje com jornalistas, o ministro disse ainda que nada do que aconteceu em Brasília ontem poderia ter ocorrido “sem algum nível de facilitação”. “A porta principal não foi quebrada, portanto as pessoas entraram pela porta. No Congresso Nacional também a porta não foi danificada. Podem ver que no Supremo Tribunal Federal a porta foi destruída. O que me leva a crer, obviamente, que as investigações terão que demonstrar isso, que eles podem ter entrado aqui [Palácio do Planalto] e no Congresso Nacional pela porta principal”, afirmou.

Pimenta acrescentou que houve uma tentativa de golpe de Estado frustrada. “Para nós, o que aconteceu aqui não foi um ato contra o Poder Executivo, foi contra a democracia, contra a Constituição Federal. Foi uma tentativa de golpe de Estado, que não se efetivou”.

Ao fazer novo balanço dos atos terroristas desse domingo, comandados por apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro, Paulo Pimenta destacou que foram encontrados sangue, fezes e urina pelas salas do Planalto e que obras de arte também foram destruídas. “O pessoal que olhou disse que parecia um bando de pessoas com ódio, fora de si, parecia um bando de zumbi. Corriam pelos corredores, quebravam tudo, urinavam, defecavam nos corredores, dentro das salas. Foi um ato de destruição”, destacou o ministro.

Pimenta disse ainda que as pessoas que estão envolvidas precisam ser imediatamente responsabilizadas, civil e criminalmente, por tudo que aconteceu. Segundo ele, haverá processo de identificação de todos que apoiaram, financiaram e participaram dos atos em Brasília e outros estados. “Nós não iremos tolerar qualquer ato que tenha como objetivo enfraquecer a democracia e a Constituição”.

Declaração de Transparência

Este conteúdo pode ter sido produzido com o apoio de ferramentas de inteligência artificial, utilizadas para auxiliar na pesquisa, organização e estruturação do texto. Todo o material é revisado, editado e validado pela equipe editorial do AM Post.

O AM POST está em todo lugar

Baixe agora mesmo o nosso app

Faça parte da comunidade

  • Praticidade na informação

  • Notícias todos os dias

  • Compartilhe com facilidade

WhatsApp Telegram
Sobre o TEA

O autismo não limita as pessoas. Mas o preconceito sim, ele limita a forma com que as vemos e o que achamos que elas são capazes.

Letícia Butterfield

Últimas notícias

Manaus

Tristeza e dor: crianças morrem queimadas dentro de casa durante incêndio em Manaus

Bebê de 10 meses e criança de 2 anos morreram durante incêndio em uma casa de dois andares no Parque São Pedro, Zona Oeste da capital.

há 18 minutos

Acidente

Motociclista fica ferido após acidente na Avenida do Turismo, em Manaus

Colisão aconteceu próximo ao Aeroporto Eduardo Gomes; imagens mostram vítimas caídas na pista e recebendo ajuda de populares

há 34 minutos

Polícia

Cena de terror: corpo todo amarrado é desovado em ramal na zona Leste de Manaus

Viatura da 30ª Cicom foi acionada após o cadáver ser localizado no Ramal do Brasileirinho, próximo a um balneário, na Zona Leste.

há 39 minutos

Mundo

Milagre: Bebê é resgatado com vida dos escombros após terremoto na Colômbia

Criança foi encontrada após o desabamento de um prédio residencial em uma das áreas mais atingidas pelo forte tremor.

há 1 hora

Inscrições terminam amanhã

Última chance: UEA encerra inscrições nesta quinta com 4,4 mil vagas

Prazo termina em 13 de agosto; Ufam mantém seleção aberta para 636 vagas no interior do Amazonas

há 1 hora