Marcel van Hattem critica parlamentares de direita por apoio a Alcolumbre e Motta na disputa pelo comando do Congresso
O parlamentar gaúcho disse que não entrará no jogo de alianças que considera prejudicial às pautas que defende.
- Foto: Reprodução
Notícias de política – O deputado federal Marcel van Hattem (Novo-RS) criticou duramente, nesta sexta-feira (31), os parlamentares de direita que aderiram ao chamado “acordão” para apoiar as candidaturas do senador Davi Alcolumbre (União Brasil-AP) à presidência do Senado e do deputado Hugo Motta (Republicanos-PB) à presidência da Câmara dos Deputados. A eleição para as duas Casas legislativas está marcada para este sábado (1), e Van Hattem se apresenta como o único candidato alinhado integralmente às pautas da direita.
PUBLICIDADE
O parlamentar gaúcho lamentou que setores da direita tenham optado por um caminho que considera incoerente com seus princípios. “Lamento se algumas pessoas têm as suas suscetibilidades feridas porque eu sou candidato à presidência da Câmara, mas estou fazendo isso por um bem maior”, afirmou. Van Hattem também reforçou seu apoio ao senador Eduardo Girão (Novo-CE), que disputa a presidência do Senado e, segundo ele, representa a esperança para abrir processos de impeachment contra ministros do Supremo Tribunal Federal (STF).
Na entrevista, Marcel Van Hattem fez um apelo por coerência entre os parlamentares da direita e criticou o que chamou de “jogo político” que, em sua visão, enfraquece a posição do grupo no Congresso. “A direita está se auto fazendo de boba, pedindo assinatura para pedido de impeachment de ministro do STF ou de presidente da República e, ao mesmo tempo, votando em presidentes das Casas que não vão fazer nem uma coisa nem outra”, declarou.
⏯️Marcel van Hattem criticou parlamentares da direita que cederam a um "acordão" para eleger Davi Alcolumbre e Hugo Motta aos cargos de comando do Congresso.
Reprodução: Instagram/marcelvanhattem
Portal AM Post, o portal de notícias do Amazonas, acesse:… pic.twitter.com/BecKQdDZ4U
— AM POST (@portalampost) February 1, 2025
O parlamentar gaúcho também disse que não entrará no jogo de alianças que considera prejudicial às pautas que defende. “A gente tem que ser coerente com aquilo que defende. Se é para ser mais do mesmo, não preciso estar na política. Se é para deixar de dar esperança para as pessoas, não contem comigo. Podem continuar fazendo seus acordos, seus negócios e suas conquistas de espaços enquanto perdem poder de outro lado, mas não contem comigo”, enfatizou.
A eleição deste sábado definirá o comando do Legislativo pelos próximos dois anos e tem sido marcada por intensas articulações. O apoio a Alcolumbre e Motta por parte de setores da direita gerou divisão entre os parlamentares que tradicionalmente se opõem às decisões do atual governo. Van Hattem aposta na mobilização de aliados e na coerência do eleitorado conservador para impulsionar sua candidatura e tentar romper o que ele classifica como “um ciclo de acomodação política” dentro da direita brasileira.
Encontrou algum erro? Clique aqui e nos ajude a melhorar a informação
Declaração de Transparência
Este conteúdo pode ter sido produzido com o apoio de ferramentas de inteligência artificial, utilizadas para auxiliar na pesquisa, organização e estruturação do texto. Todo o material é revisado, editado e validado pela equipe editorial do AM Post.
Siga-nos






