Política

Política


A notícia que atravessa o Brasil!

Pesquisar por em AM POST

Marina Silva é mantida na mira da CPI das ONGs que vai intensificar investigação na reta final

No início das atividades da CPI, Marina foi convidada a depor, porém, não compareceu, agora ela foi convocada novamente.

Por Natan AMPOST

14/11/2023 às 17:09 - Atualizado em 14/11/2023 às 17:10

A CPI das ONGs tem como objetivo investigar possíveis irregularidades e abusos cometidos por organizações não governamentais. Uma das figuras que está no centro das investigações é a ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, que também é conselheira honorária do Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia (Ipam). A CPI pretende ouvir a ministra na próxima semana, em uma audiência marcada para terça-feira, 21.

PUBLICIDADE

No início das atividades da CPI, Marina foi convidada a depor, porém não compareceu. Agora, no fim dos trabalhos, a comissão decidiu convocá-la novamente. A expectativa é de que os depoimentos, que até agora ocorrem apenas às terças-feiras, sejam ampliados para mais um dia na semana.

A CPI das ONGs foi iniciada em 14 de junho deste ano e conseguiu ser prorrogada até dezembro. O relatório final da comissão está previsto para ser votado no dia 19 de dezembro. Vale destacar que esta é a última CPI em funcionamento no Congresso Nacional, uma vez que as CPIs do MST e do 8 de Janeiro foram encerradas em outubro, além do término de outras investigações relacionadas a casos como a Americanas, as pirâmides financeiras e partidas de futebol.

Desde seu início, a CPI das ONGs tem trabalhado de forma contínua, analisando mais de 150 requerimentos e recolhendo evidências de diversos órgãos, como o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social, a Agência Brasileira de Inteligência e o Ministério das Relações Exteriores. Esses materiais coletados são fundamentais para a investigação e para o desenvolvimento do relatório final da comissão.

A comissão tem se dedicado a apurar possíveis abusos cometidos por organizações não governamentais, principalmente no que diz respeito ao uso indevido de recursos públicos destinados a essas instituições. Além disso, também está sendo investigada a relação entre algumas ONGs e a atuação de parlamentares e outros agentes públicos.

Com a convocação da ministra Marina Silva, a expectativa é de que ela possa esclarecer questões importantes relacionadas ao Ipam e outras organizações com as quais possui vínculo. A CPI das ONGs busca garantir a transparência e a responsabilidade na atuação dessas instituições, visando o interesse público e a proteção dos recursos destinados ao desenvolvimento social e ambiental do país.

Redação AM POST*

Declaração de Transparência

Este conteúdo pode ter sido produzido com o apoio de ferramentas de inteligência artificial, utilizadas para auxiliar na pesquisa, organização e estruturação do texto. Todo o material é revisado, editado e validado pela equipe editorial do AM Post.

O AM POST está em todo lugar

Baixe agora mesmo o nosso app

Faça parte da comunidade

  • Praticidade na informação

  • Notícias todos os dias

  • Compartilhe com facilidade

WhatsApp Telegram
Sobre o TEA

O autismo é um Universo Paralelo que incessantemente pede permissão para fixar-se no terreno dos saberes.

JESUS,D.F

Últimas notícias

Brasil

STJ permitiu “agiotas trabalhar”? Entenda as regras para empréstimos com juros entre pessoas físicas

Decisões do Superior Tribunal de Justiça esclarecem que cobrar juros em empréstimos particulares não é crime por si só.

há 21 minutos

Brasil

Bebê de 10 meses morre após abuso sexual em Fortaleza e homens são presos em flagrante

Criança foi levada ao hospital pela mãe, mas não resistiu aos ferimentos.

há 27 minutos

Brasil

Senado aprova MP do Frete; veja o que muda para caminhoneiros e transportadoras

Texto mantém o piso mínimo do frete, endurece punições para quem descumprir a regra e segue para sanção do presidente Lula.

há 55 minutos

Brasil

Mega-Sena 3.031: confira as dezenas sorteadas e o prêmio de R$ 24,1 milhões

A Caixa Econômica Federal realizou, na noite desta terça-feira (14), o sorteio do concurso 3.031 da Mega-Sena.

há 1 hora

Política

Veja como votou a bancada do Amazonas na ‘pauta-bomba’ da aposentadoria dos agentes de saúde

Texto aprovado pelo Senado prevê novas regras para aposentadoria de agentes de saúde e endemias.

há 1 hora