- Foto: Reprodução
Notícias de Política – No último domingo (13/4), a ala ligada à ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, sofreu uma derrota interna e foi novamente excluída do comando da Rede Sustentabilidade. A sigla, fundada pela ambientalista em 2015, elegeu Paulo Lamac como seu novo presidente. Lamac, atual secretário municipal de Relações Institucionais de Belo Horizonte (MG), foi apoiado pela atual líder do partido, Heloísa Helena.
Durante o congresso partidário realizado em Brasília (DF), a chapa “Rede Pela Base”, encabeçada por Lamac, venceu com 216 votos, representando 73,5% do total de delegados. Já a chapa “Rede Vive”, liderada por Giovani Mockus, coordenador nacional de Organização do partido, obteve 78 votos (26,5%), ficando atrás. Essa última chapa é ligada à ministra Marina Silva.
PUBLICIDADE
O processo de eleição não foi tranquilo e gerou disputas judiciais entre os grupos de Heloísa Helena e Marina. O grupo de Marina apontou irregularidades na escolha dos delegados estaduais, que são responsáveis por votar na presidência do partido. A disputa chegou a parar no Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios (TJDFT), que suspendeu temporariamente o congresso, mas depois reviu sua decisão. A Rede afirmou que o processo seguiu as normas do estatuto e destacou os investimentos de cerca de R$ 1,2 milhão, provenientes do Fundo Partidário, para a realização do evento.
Apesar da vitória de Lamac, a Iaraci Dias, ligada à ala de Marina, conseguiu garantir um cargo na direção do partido, atendendo ao critério de direção compartilhada entre homens e mulheres.