Mário César Filho cobra inclusão de crianças autistas em escolas do AM: “precisamos ter um olhar para elas”
O parlamentar disse que tem recebido relatos constantes de famílias denunciando a negativa de matrícula para alunos autistas.
- Mário César Filho cobra inclusão de crianças autistas em escolas do AM “precisamos ter um olhar para elas” (Reprodução)
Notícias de Política – O deputado estadual Mário César Filho (União Brasil) fez um apelo nesta terça-feira, 26, pela efetiva inclusão de crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA) em escolas públicas e particulares do Amazonas. O parlamentar disse que tem recebido relatos constantes de famílias denunciando a negativa de matrícula para alunos autistas em diversas instituições de ensino.
PUBLICIDADE
A cobrança acontece em meio à repercussão do desabafo do goleiro Cássio, do Cruzeiro, que recentemente relatou dificuldades para matricular sua filha de sete anos, diagnosticada com autismo, em escolas particulares de Belo Horizonte.
“Se o Cássio, que é um jogador de renome nacional, com recursos, prestígio e fama, não consegue matricular a filha autista, imagina o que enfrentam as famílias comuns, aqui em Manaus e no interior do Amazonas. Todos os dias chegam ao nosso gabinete mães e pais desesperados, relatando que as escolas negam matrícula ou se recusam a aceitar acompanhantes terapêuticos em sala de aula”, afirmou Mário César.
O deputado lembrou que a Lei Brasileira de Inclusão (Lei 13.146/2015) prevê pena de reclusão de dois a cinco anos e multa para casos de discriminação, e destacou ainda a Lei Berenice Piana (Lei 12.764/2012), que garante às crianças com autismo o direito a acompanhante especializado. Segundo ele, apesar das garantias legais, a realidade no Amazonas e no país ainda está distante do que a legislação determina.
“Na prática, tanto escolas particulares quanto públicas muitas vezes não cumprem a lei. Precisamos nos esforçar diariamente para que a inclusão seja efetiva, não apenas propaganda. É preciso olhar com mais carinho para essa causa, porque estamos falando do direito das crianças e da tranquilidade de suas famílias”, reforçou.
Confira:
Encontrou algum erro? Clique aqui e nos ajude a melhorar a informação
Declaração de Transparência
Este conteúdo pode ter sido produzido com o apoio de ferramentas de inteligência artificial, utilizadas para auxiliar na pesquisa, organização e estruturação do texto. Todo o material é revisado, editado e validado pela equipe editorial do AM Post.
Siga-nos






