Política

Política


A notícia que atravessa o Brasil!

Pesquisar por em AM POST

Militantes pró-Evo Morales ocupam quartel e fazem militares de reféns na Bolívia

Em um vídeo divulgado nas redes sociais, os cocaleros aparecem cercando o quartel.

Por Hugo Guimarães

01/11/2024 às 19:16

Os apoiadores de Evo Morales, ex-presidente da Bolívia, intensificaram os protestos na região de Chapare, em Cochabamba, com a ocupação de um quartel militar e a tomada de 20 soldados como reféns, nesta sexta-feira, dia 1º. A ação foi conduzida pelos cocaleros, um grupo de militantes alinhados a Morales, conhecido como sua “Tropa de Choque”, e é mais um episódio na onda de protestos que já se estende por quase três semanas. Em um vídeo divulgado nas redes sociais, os cocaleros aparecem cercando o quartel e empunhando paus com pontas afiadas, reforçando o clima de tensão na região.

PUBLICIDADE

O Alto Comando das Forças Armadas da Bolívia emitiu um comunicado severo, alertando que a intervenção pode ser séria como traição ao país. “Lembramos que qualquer pessoa que pegue em armas contra a pátria é considerada traição e levante armado contra a segurança e a soberania do Estado”, declarou a instituição. Chapare, área de forte influência de Morales, tornou-se o foco de um conflito crescente entre seus seguidores e as forças militares.

A ocupação e os bloqueios de estradas em Cochabamba refletem o esforço dos cocaleros para pressionar o governo do presidente Luis Arce Catacora a anular os processos judiciais contra Morales. O ex-presidente, que enfrenta por investigações um suposto caso de abuso de menor durante seu mandato, alega que as acusações são infundadas e uma tentativa de desmoralizá-lo. O grupo de apoiadores, entretanto, tem ido além das manifestações tradicionais, adotando cada vez táticas mais radicais para impedir uma possível prisão de Morales e garantir que ele mantenha a influência no cenário político boliviano.

No último domingo, dia 27, Morales também acusou o presidente Arce de envolvimento em uma tentativa de assassinato contra ele, enquanto dirigia seu programa de rádio semanal no Chapare. As declarações acirraram as tensões entre ambos, expondo uma rixa crescente dentro do partido Movimento ao Socialismo (MAS), fundado por Morales e atualmente liderado por Arce.

Enquanto os cocaleros excluem que as acusações contra Morales sejam retiradas, a Bolívia permanece dividida. O governo enfrenta o desafio de equilibrar o Estado de Direito com as pressões políticas internas, evitando uma escalada de violência que ameaça a estabilidade do país.

Veja vídeo

Declaração de Transparência

Este conteúdo pode ter sido produzido com o apoio de ferramentas de inteligência artificial, utilizadas para auxiliar na pesquisa, organização e estruturação do texto. Todo o material é revisado, editado e validado pela equipe editorial do AM Post.

O AM POST está em todo lugar

Baixe agora mesmo o nosso app

Faça parte da comunidade

  • Praticidade na informação

  • Notícias todos os dias

  • Compartilhe com facilidade

WhatsApp Telegram
Sobre o TEA

A mente de uma criança com Transtorno do Espectro Autista pode ser associada a um quebra-cabeças. Parece difícil de entendê-la no primeiro momento. Porém, quando utilizamos a metodologia certa as tornamos fácil e percebemos que as dificuldades podem ser superadas.

Jorge Tertuliano

Últimas notícias

Manaus

Incêndio provoca intensa fumaça preta e assusta moradores do bairro Nova Cidade em Manaus

Chamas atingiram uma área de mata na Avenida Margarita, no bairro Nova Cidade, e provocaram uma intensa fumaça visível de diferentes pontos da região.

há 21 minutos

Brasil

Flávio Bolsonaro cobra PF a dar prioridade em investigação sobre Lulinha

Senador afirma que Polícia Federal dedica mais esforços para investigar adversários do que apurar suspeitas envolvendo o filho do presidente.

há 29 minutos

Manaus

Atleta amazonense morre aos 18 anos após passar mal durante os Jogos Regionais em São Paulo

A suspeita inicial é de que a morte esteja relacionada a complicações da chikungunya.

há 37 minutos

Eleições 2026

Roberto Cidade acusa “velha política” de travar R$ 700 milhões para a saúde do Amazonas

Governador afirma que recursos no governo federal poderiam reforçar o SUS no estado e responsabiliza adversários políticos pela demora.

há 53 minutos

Brasil

Bolsonaro pede ao STF autorização para técnico fazer reparo na internet de casa

Defesa do ex-presidente solicita ao ministro Alexandre de Moraes a entrada de um técnico da operadora Claro para solucionar falha na conexão.

há 2 horas